Base de Lula na Câmara apresenta novos projetos do Perse e previdência dos municípios

Inicialmente, os assuntos eram abordados em medida provisória, mas a resistência de parlamentares e o risco de derrota no Congresso fez o governo recuar e aceitar discussão separada por projetos de lei

Marcos Mortari

Deputados federais durante sessão no plenário da Câmara dos Deputados em 12/03/2024 (Foto: Agência Câmara)

Publicidade

Os líderes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) e Odair Cunha (PT-MG), protocolaram juntos, nesta quarta-feira (27), os dois projetos de lei que tratam do redesenho do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e da redução da contribuição previdenciária paga por determinados municípios.

Inicialmente, ambos os assuntos eram abordados em medida provisória (MPV 1202/2023) editada por Lula no apagar das luzes do ano passado, juntamente com a reoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia e a limitação na compensação anual de créditos tributários − último ponto que restou para tramitar no bojo da proposição.

Diante da resistência de parlamentares às mudanças aplicadas pelo governo federal por medida provisória − instrumento legislativo com capacidade de vigência imediata (salvo em situações de elevação de impostos ou quando há previsão de prazo para início de validade apontada no próprio dispositivo) − e do risco de ter o texto devolvido sumariamente pelo Legislativo ou vê-lo “caducar”, o Palácio do Planalto aceitou desmembrá-lo, enviando separadamente os pontos considerados mais polêmicos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As duas medidas são consideradas fundamentais pela equipe econômica do governo na busca pelo cumprimento da meta de zerar o déficit primário em 2024, conforme prevê a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ou ao menos um desequilíbrio de R$ 28,8 bilhões − valor equivalente a 0,25 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB), no limite da margem de tolerância para o resultado primário autorizado pelo novo marco fiscal.

Na versão inicial da MPV, o governo pretendia revogar o Perse − benefício fiscal concedido aos setores de eventos e turismo no auge da pandemia de Covid-19. Para cumprir princípios constitucionais de anualidade e anterioridade, na prática o programa passaria por uma espécie de “fase out” até seu encerramento completo em 2025.

A iniciativa, no entanto, foi alvo de forte resistência no Congresso Nacional, e o Poder Executivo decidiu patrocinar um redesenho do benefício, reduzindo o rol de setores e empresas elegíveis, em uma tentativa de garantir uma diminuição do gasto tributário, que, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), atingiu a cifra de R$ 13 bilhões no ano passado.

Continua depois da publicidade

No caso da previdência dos municípios, o objetivo inicial do governo foi reverter decisão tomada pelo Congresso Nacional no mesmo projeto que prorrogou até dezembro de 2027 a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia. Lula vetou o texto no fim do ano passado, mas o dispositivo foi derrubado pelos parlamentares, que promulgaram a lei. Em uma nova ofensiva, o governo tentou revogar o texto por meio da MPV contestada pelos congressistas. Mas diante das resistências, o Palácio do Planalto aceitou retirar a discussão do bojo da medida provisória e encaminhar novo projeto de lei com uma solução intermediária para o impasse.

A lei promulgada pelo Congresso Nacional no ano passado reduziu de 20% para 8% a alíquota cobrada de contribuição patronal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a folha de pagamentos de municípios enquadrados em coeficientes abaixo de 4,0 da tabela de faixas de habitantes observada na distribuição do Fundo de Participação dos dos Municípios (FPM) − o que equivale a um teto de 156.216 habitantes. No entendimento do Poder Executivo, a medida fere preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), já que não foram indicadas fontes de compensação às renúncias de receitas provocadas pelas mudanças.

Mas o risco de ser novamente derrotado nesses assuntos e na discussão sobre a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos para 17 setores econômicos fez com que o governo sentasse na mesa de negociação em busca de acordos possíveis para ao menos reduzir a perda de arrecadação com essas formas de renúncia fiscal.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.