Barack Obama declara apoio a Joe Biden na corrida presidencial americana

Para o ex-presidente, o governo republicano na Casa Branca e a liderança no Senado "não estão interessados no progresso, estão interessados no poder"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente Barack Obama anunciou seu apoio a Joe Biden, vice-presidente em seus dois mandatos, na corrida presidencial deste ano.

“Escolher Joe para ser meu vice-presidente foi uma das melhores decisões que já tomei e ele se tornou um amigo íntimo. E acredito que Joe tem todas as qualidades que precisamos em um presidente agora”, disse Obama em um vídeo postado em suas redes sociais.

Em um vídeo de cerca de 12 minutos, o ex-presidente não chega a citar o nome de Donald Trump, mas fala em falta de liderança no país e critica a postura do atual governo no combate ao novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

Para o ex-presidente, o governo republicano na Casa Branca e a liderança no Senado “não estão interessados no progresso, estão interessados no poder”.

Obama elogiou Biden por seus esforços durante o surto de H1N1 em 2009, ajudando “a impedir que a epidemia de Ebola se tornasse o tipo de pandemia que estamos vendo agora”.

“Joe tem o caráter e a experiência para nos guiar em um dos nossos momentos mais sombrios e nos curar durante uma longa recuperação”, disse o ex-presidente.

Continua depois da publicidade

“E eu sei que ele se cercará de boas pessoas – especialistas, cientistas, oficiais militares que realmente sabem como administrar o governo e se preocupam em fazer um bom trabalho administrando o governo, e sabem como trabalhar com nossos aliados e o fará sempre colocando os interesses do povo americano acima dos seus”, continuou Obama.

O ex-presidente estava neutro até o momento e esperou que Biden se tornasse o único candidato democrata para anunciar seu apoio. Bernie Sanders tinha sido o único adversário restante dentro do partido, mas desistiu da campanha na semana passada e passou a apoiar Biden.

Obama aproveitou seu discurso para também elogiar Sanders. “Bernie é um americano original – um homem que dedicou sua vida a dar voz às esperanças, sonhos e frustrações das pessoas que trabalham”, disse.

Publicidade

“Ele e eu nem sempre concordamos em tudo, mas sempre compartilhamos a convicção de que temos que tornar os Estados Unidos uma sociedade mais justa e mais equitativa”, completou Obama.

A campanha de Trump comentou o apoio de Obama: “Agora que Biden é o único candidato que resta no campo democrata, Obama não tem outra escolha senão apoiá-lo. Até Bernie Sanders fez isso primeiro”, afirmou o chefe da campanha Brad Parscale em comunicado.

Como se tornar um trader consistente? Aprenda em um curso gratuito os set-ups do Giba, analista técnico da XP, para operar na Bolsa de Valores!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.