Bolsonaro conversa com Trump por videochamada; Eduardo intermediou ligação

Ex-presidente brasileiro diz ter conversado sobre eleições; imagem foi divulgada pela deputada Júlia Zanatta

Equipe InfoMoney

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conversa com Donald Trump por videochamada. Ligação foi intermediada pelo filho Eduardo (Foto: Júlia Zanatta/X)

Publicidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conversou com Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, por videochamada. A ligação foi intermediada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em jantar nos EUA.

A imagem da conversa foi divulgada pela também deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), em seu perfil no X (antigo Twitter). Ela ocorreu durante jantar na casa do ex-presidente americano, em Mar-a-Lago, no estado da Flórida.

Bolsonaro disse à CNN Brasil que “foi uma conversa rápida”, em que os dois ex-presidentes conversaram sobre eleições. “Desejei boa sorte a ele para as eleições e, se tudo der certo, irei à posse dele neste ano, se tiver com passaporte”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O ex-presidente brasileiro fez menção à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de confiscar o documento. Ela foi tomada na Operação Tempus Veritatis, que investiga se houve tentativa de golpe de Estado no Brasil após as eleições de 2022.

Bolsonaro é um dos investigados e também está proibido de entrar em contato com outros suspeitos. Foram presos na operação Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro, e Marcelo Câmara, coronel do Exército e ex-assessor especial do político.

A defesa do ex-presidente já pediu a Moraes que devolva o passaporte e reconsidere a decisão de proibi-lo de deixar o Brasil. Os advogados sugerem que a proibição seja revogada e Bolsonaro tenha apenas de pedir autorização judicial para sair do país.

Continua depois da publicidade

Eleições nos EUA

Bolsonaro se referiu também à eleição presidencial dos EUA, que ocorrerá no fim deste ano. Trump conseguiu o número de delegados para ser indicado como candidato do Partido Republicano e deve enfrentar novamente o democrata Joe Biden — que o derrotou em 2020 e tentará a reeleição.

Será a primeira revanche eleitoral nos Estados Unidos desde 1956, quando o republicano Dwight D. Eisenhower derrotou pela segunda vez seguida o democrata Adlai Stevenson. Será também a disputa com os candidatos mais velhos da história, pois Biden tem 81 anos e Trump, 77.

Leia também:
Biden e Trump vencem primárias e garantem delegados para revanche
Trump lançou operação secreta digital de influência da CIA contra China

Continua depois da publicidade