Publicidade
A avaliação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a piorar em novembro, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (2). A proporção de eleitores que classificam a gestão como ruim ou péssima subiu para 48,6%, ante 47,2% em outubro. Ao mesmo tempo, a parcela que considera o governo ótimo ou bom caiu de 48% para 44,4%.
O levantamento registra uma inflexão após meses de melhora nos índices de aprovação. No pior momento do ano, a gestão aparecia com apenas 37,4% de ótimo e bom. Desde então, vinha recuperando terreno, inclusive superando a marca registrada em novembro de 2024, quando a aprovação era de 43,3%. A pesquisa atual interrompe essa trajetória.

AtlasIntel: Lula abre vantagem, mas Tarcísio e Michelle encostam no 2º turno
AtlasIntel/Bloomberg mostra presidente à frente em todas as disputas iniciais, mas com margem estreita contra nomes apoiados por Bolsonaro

Tarcísio larga na frente e domina cenários para reeleição em São Paulo, diz Real Time
Levantamento Real Time Big Data mostra governador com ampla vantagem sobre Alckmin, Haddad e França
Outros 7% avaliam o governo como regular, número que se manteve estável. A pesquisa ouviu 5.510 eleitores entre 22 e 27 de novembro, com margem de erro de 1 ponto percentual.
Oportunidade com segurança!
O salto na rejeição está diretamente ligado à percepção sobre responsabilidade fiscal e controle de gastos. Para 55% dos entrevistados, o desempenho do governo Lula nesses temas é pior que o observado na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Impostos e carga fiscal também aparecem entre os fatores mais citados por quem avalia negativamente a administração petista, assim como segurança pública.
O resultado reforça um movimento de oscilação que marca o segundo ano de mandato. A aprovação havia registrado recuperação ao longo do segundo semestre, impulsionada principalmente por medidas voltadas ao consumo e por sinais de trégua política no Congresso, mas a pesquisa sugere perda de fôlego nesse processo.
Continua depois da publicidade