Aprovação e reprovação ao governo Lula empatam, diz Datafolha

35% dos entrevistados aprovam o governo (eram 38% em dezembro) e 33% o reprovam (eram 30%)

Reuters

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília 21/02/2024 REUTERS/Adriano Machado

Publicidade

As taxas de aprovação e de reprovação do governo Lula (PT) chegaram a patamares de empate técnico em março, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (21). A pesquisa segue a linha de outras sondagens recentes, que captaram movimentos de piora na avaliação da gestão petista.

Segundo o instituto, 35% dos entrevistados aprovam o governo, contra 38% em dezembro, o que indica uma oscilação negativa dentro da margem de erro (de 2 pontos percentuais para mais ou para menos).

Já a reprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou de 30% em dezembro para 33% em março, variação também dentro da margem, e os que avaliaram a gestão Lula como regular somam 30% (mesmo patamar da última pesquisa).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O cenário com tendência negativa já havia sido captado por outras pesquisas recentes, levando o presidente a convocar uma reunião ministerial para pedir que seus ministros trabalhem para fazer com que população perceba os resultados das ações do governo. Institutos como Genial/QuaestIpec também mostraram que a aprovação ao governo petista vem caindo, enquanto a reprovação está em alta.

Leia também:
Cresce pessimismo com economia sob Lula, mostra pesquisa

Fatos negativos

Realizada entre terça (19) e quarta com 2.002 entrevistados, a pesquisa Datafolha pode ter sintonizado o rescaldo de eventos controversos para o governo: a polêmica criada com Israel quando Lula acusou, em 18 de fevereiro, o governo do país de atuar contra os palestinos como Hitler fez com os judeus na Segunda Guerra Mundial; e um ato público de Bolsonaro em São Paulo com grande quantidade de aliados, em 25 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Existe a possibilidade, diz a Folha, de a pesquisa divulgada nesta quinta também ter sido influenciada pela agenda de valores, cansaço com o sistema político, polarização e uma sensação de desassistência do Estado, apesar dos dados positivos na economia.

Outro setor que pode ter pesado nas respostas dos entrevistados diz respeito à segurança pública. Recentemente, o Executivo teve de lidar com a primeira fuga de detentos de um presídio federal de segurança máxima. Os dois escaparam de penitenciária no Rio Grande do Norte em fevereiro e ainda não foram recapturados.

Salvo positivo ou negativo?

O Datafolha apontou que a percepção popular também está dividida em relação ao saldo das ações do governo: 44% responderam que a administração Lula tem mais vitórias do que derrotas, enquanto 42% consideram o contrário. As vitórias e derrotas estão na mesma proporção para 3%, enquaunto 6% não veem nem uma coisa, nem outra.

Continua depois da publicidade

A pesquisa mostra ainda que a taxa de aprovação de Lula está tecnicamente empatada com a de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), que no mesmo período de seu mandato (em 2020) registrou 33% de aprovação. Na ocasião, 38% reprovavam o governo e 26% o consideravam regular.

Expectativas

A pesquisa também mostra que 58% dos entrevistados responderam que Lula fez menos do que poderia ter feito em sua gestão (índice semelhante ao de dezembro). Os que avaliam que ele fez mais do que poderia são 15% e outros 24% consideram que ele fez o esperado.

Sobre as expectativas, 46% acreditam que, daqui para frente, Lula fará um governo “ótimo ou bom” e outros 30%, que será “ruim ou péssimo”. Os que projetam um governo regular no futuro somam 22%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados