Após tragédia, terminal de cargas do aeroporto de Porto Alegre retoma operações

Inaugurado em 2021, o Terminal de Cargas (Teca) Internacional do Aeroporto de Porto Alegre (RS) oferece capacidade de processamento de 100 mil toneladas de cargas ao ano

Equipe InfoMoney

Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS) (Crédito: Fraport)
Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS) (Crédito: Fraport)

Publicidade

O aeroporto de Porto Alegre retomou suas operações, nesta terça-feira (11), para o recebimento e retirada de mercadorias por transporte rodoviário.

A concessionária do Aeroporto Salgado Filho, a Fraport Brasil, informou que o transporte aéreo de cargas ainda não foi restabelecido devido à suspensão, no dia 3 de maio, de voos comerciais por tempo indeterminado, causada pela enchente que atingiu o estado, em maio.

A infraestrutura do terminal de cargas, no entanto, não foi afetada pelo alagamento na capital gaúcha, ao contrário da pista, do primeiro piso e das esteiras de bagagens do terminal de passageiros.

Continua depois da publicidade

Para voltar a funcionar, o local foi vistoriado e recebeu a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Receita Federal e da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária.

“Sabemos o quanto [a retomada das operações] é essencial para economia do estado”, afirmou o diretor comercial da Fraport Brasil, Rodrigo Sousa, por meio de nota.

A Fraport Brasil informou, ainda, que as tarifas de armazenamento de cargas no período entre 3 de maio e 14 de junho estarão suspensas. Após esse período, depois, voltam a ser cobradas as tarifas aeroportuárias estipuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Continua depois da publicidade

Em nota, a Fraport Brasil disse que as equipes que trabalham no aeroporto concedido pelo governo federal estão mobilizadas para a retomada do aeroporto. “A abertura deste terminal de cargas é o primeiro passo desta recuperação que já começou, e com certeza não serão medidos esforços para deixá-lo totalmente operante novamente”, diz o comunicado.

Terminal de cargas

Inaugurado em 2021, o Terminal de Cargas (Teca) Internacional do Aeroporto de Porto Alegre funciona 24 horas para as operações de importação e exportação.

A infraestrutura oferece capacidade de processamento de 100 mil toneladas de cargas ao ano, tanto para a importação quanto para a exportação.

Continua depois da publicidade

No primeiro quadrimestre de 2024, passaram pela unidade internacional 11,32 mil toneladas de cargas e malas postais.

A infraestrutura do empreendimento tem a área total de 10.559m², sendo que o armazém de importação ocupa 3.398 metros quadrados; o armazém de exportação, outros 3.012m²; o complexo de câmaras frigoríficas preenche mais 388m²; e o armazém de cargas perigosas, 300m².

Entre os principais tipos de cargas armazenados nos armazéns do terminal, estão:

Continua depois da publicidade