Após nova obstrução, governistas tentam aprovar CSS novamente

Oposição tem conseguido protelar sessões e adiar polêmica regulamentação da Emenda Constitucional 29

SÃO PAULO – Os deputados da base aliada ao governo buscam nesta quarta-feira (11), novamente, aprovar a regulamentação da Emenda 29, bem como a criação da CSS (Contribuição Social da Saúde). Oposição continua a obstruir votações.

Em mais um capítulo da novela sobre a Emenda Constitucional 29, que aumenta o comprometimento do governo federal com gastos em saúde pública, os parlamentares da base governista tentam contornar as manobras regimentais da oposição, que têm impedido recorrentemente a votação da matéria.

Adiamento

Minoria na casa, os deputados oposicionistas protelam a decisão sobre o tema, apoiando-se na frágil maioria que apóia, uma vez que muitos deputados aliados ao Planalto temem alinhar-se à criação de um novo imposto em ano eleitoral.

PUBLICIDADE

Na sessão da última terça-feira, a oposição conseguiu prorrogá-la até o fim da noite, quando líderes governistas aceitaram transferir a votação para este dia.

No entanto, o processo deve prolongar-se, uma vez que após a aprovação do texto-base, serão votados os destaques mais polêmicos, como o projeto que cria a CSS, que incidirá sobre movimentações financeiras.