Após medidas do governo, economia brasileira pode voltar a crescer, diz Meirelles

Para o presidente do Banco Central, "não foram criadas vulnerabilidades" para o enfrentamento da crise financeira

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, declarou nesta segunda-feira (6) que a economia brasileira permanece forte frente à crise econômica. Segundo Meirelles, isso se deve porque “não foram criadas vulnerabilidades” para o enfrentamento da crise.

Entre outros fatores, Meirelles destacou que as reservas internacionais voltaram a crescer no País, enquanto os outros países observaram queda no nível. O presidente do BC ainda afirmou que a “política fiscal continua forte”.

Meirelles relembrou que o governo foi bastante criticado quando adotou certas medidas anticrise, como a das alíquotas do depósito compulsório, mas que agora os efeitos positivos estão surgindo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Recebemos muita crítica quando tomamos medidas para nos preparar para uma situação desfavorável (…) Os bancos menores têm retomado a oferta de empréstimos, principalmente no crédito pessoal e para pequenas e médias empresas, diante das medidas do compulsório e a criação de um seguro do Fundo Garantidor de Crédito. Isso, especialmente, deu mais tranqüilidade aos investidores”, declarou.

Empréstimos externos

Meirelles ainda ressaltou que a taxa de rolagem dos empréstimos externos tem apresentado recuperação nas últimas semanas, estando o indicador ponderado por alguns bancos em torno de 75%.

O presidente do BC também comentou sobre o crédito do exterior. “O Brasil é um dos primeiros países que está comprando fortemente dólar para recompor as reservas após a crise”, concluiu Meirelles.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.