Após derrota na Câmara, Temer indica que sancionará renegociação dos Estados

O presidente reforçou a necessidade de contrapartidas para adesão ao regime de recuperação fiscal, o que foi parcialmente retirado da projeto de lei aprovado no Congresso.

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer reforçou nesta quarta-feira a posição do governo de que Estados em dificuldades financeiras só poderão aderir ao novo regime de recuperação fiscal se atenderem a certas condições, afirmando também que deve sancionar a lei aprovada pelo Congresso sobre o tema.

“No dia de ontem nós aprovamos na Câmara Federal, em caráter definitivo, um projeto que fez a repactuação das dívidas dos Estados com a União Federal, e lá… estabeleceu-se uma coisa que nós também criamos, que é a chamada recuperação fiscal”, disse Temer em discurso durante evento no interior de São Paulo.

“Essa recuperação fiscal significa que os Estados em grandes dificuldades poderão pleiteá-la à União Federal, e a União Federal defere, ou indefere. E deferirá, ou seja, acolherá, um requerimento se forem cumpridas determinadas condições”, acrescentou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Falando a jornalistas após o evento, Temer disse que “é muito provável” que sancione o texto aprovado pelo Congresso.

“Minha tendência maior é não vetar, que daí teria que vetar a recuperação judicial (fiscal), que é uma criação nossa e foi aprovada ontem”, disse o presidente. “É muito provável, é claro que eu tenho 15 dias pela frente, é muito provável que eu sancione.”

Na rápida conversa com os jornalistas, Temer reforçou de novo a necessidade de contrapartidas para adesão ao regime de recuperação fiscal.

Continua depois da publicidade

“Ora, no momento em que houver um pedido de recuperação fiscal nós vamos determinar que só se refere a recuperação se houver contrapartida, que tem de estar muito bem alinhavada.”

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de renegociação das dívidas dos Estados, incluindo o novo regime, retirando uma série de contrapartidas do texto. Mas logo em seguida o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a palavra final para a adesão ao programa seguia com o governo federal.

Modernização trabalhista
Temer disse acreditar que a tramitação da reforma da Previdência, que já está no Congresso, leve um semestre e disse que deve apresentar em janeiro mudanças na legislação trabalhista.

Continua depois da publicidade

“Muito proximamente vou lançar também a modernização da legislação trabalhista, eu creio que talvez no começo de janeiro eu lance a modernização, que… está sendo feita praticamente de comum acordo entre os sindicatos, centrais sindicais e o setor empresarial”, disse a jornalistas. Ao encerrar o discurso, o presidente afirmou estar certo de que, “com o apoio de todos, o Brasil será vitorioso daqui a dois anos”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.