Acompanhe

Após 34h, discussão sobre impeachment passa para a segunda fase; veja ao vivo

Nesta fase, os deputados que se inscreveram na sexta-feira (15) terão o direito de falar por até 3 minutos

SÃO PAULO – Após 34h com as falas de cada um dos 25 partidos com representantes na Câmara dos Deputados, o processo de discussão do impeachment da presidente Dilma Rousseff passou para a segunda fase, onde os deputados que se inscreveram na sexta-feira (15) terão o direito de falar por até 3 minutos.

Durante todo dia ocorreu um grande temor de que a votação – programada para começar domingo 14h – poderia atrasar bastante por conta destas falas. Porém, além do PEN ter aberto mão de sua uma hora de fala, partidos da oposição fizeram um acordo para garantir o horário da votação.

Segundo Jovair Arantes, autor do parecer do impeachment, cerca de 60 deputados já inscritos para falar no tempo regimental garantido às lideranças dos partidos abriram mão de discursar novamente nas próximas sessões porque já falaram em sessões anteriores do processo de impeachment.

PUBLICIDADE

Com isso, começa agora a fase individual, com cerca de 190 deputados para falar por 3 minutos cada um. Porém, os líderes dos partidos podem pedir para discursar a qualquer momento e isso é que tem atrasado as discussões. O acordo prevê evitar muitas falas desta forma, mas mesmo assim esta fase deve durar pelo menos até a madrugada deste domingo (17), podendo terminar apenas no horário de começar a votação.

Veja ao vivo as falas no plenário: