Pesquisa de opinião

75% dos brasileiros acham que culpa pela inflação é do governo, mostra Datafolha

36% dos entrevistados atribuem muita responsabilidade ao governo e 39%, um pouco de responsabilidade

Por  Reuters -

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (28) aponta que 75% dos brasileiros culpam o governo do presidente Jair Bolsonaro pela alta da inflação, que fechou em 10,06% em 2021 e continua em patamares elevados neste ano.

Segundo a pesquisa de opinião, 36% dos entrevistados atribuem muita responsabilidade ao governo e 39% atribuem um pouco de responsabilidade (esses índices eram de 41% e 34% em setembro). Outros 22% dizem que o governo não tem nenhuma responsabilidade (eram 23% na pesquisa anterior).

Leia também:

No total, 75% apontam o governo como culpado (ao menos em parte) pela disparada dos preços, apesar dos esforços de Bolsonaro para apontar outras causas: a guerra na Ucrânia, o preço do petróleo e, principalmente, os governadores (a quem culpa por políticas de restrição de circulação devido à pandemia, já encerradas há vários meses).

Pesquisa recente do instituto Ipespe mostrou que o medo da inflação vem crescendo na população, com 77% dos entrevistados reclamando que os preços “aumentaram muito” e 79% acreditando que ainda vão aumentar mais, o que pode interferir diretamente na reeleição de Bolsonaro.

A inflação fechou 2021 em 10,06%, a mais alta desde 2015, e continua subindo. O IPCA (Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo), inflação medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e considerado o índice oficial de preços do Brasil, apontou um aumento de preços de 1,01% em fevereiro (o que levou a inflação para 10,54% no acumulado em 12 meses).

A pesquisa Datafolha foi realizada na terça e quarta da semana passada (dias 22 e 23) e com 2.556 pessoas em 181 cidades de todo país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Compartilhe