| Nome completo: | David Frederick Attenborough |
| Local e data de nascimento: | Isleworth (Inglaterra), 8 de maio de 1926 |
| Formação: | Ciências Naturais, Universidade de Cambridge |
| Ocupação: | Naturalista, apresentador e locutor de programas de TV e cinema |
Quem é David Attenborough?
David Frederick Attenborough é um naturalista britânico nascido em Isleworth, na Grande Londres, em 8 de maio de 1926.
Desde a infância, David demonstrou interesse por questões relacionadas ao meio ambiente e à vida em geral. Ele colecionava fósseis e chegou a vender salamandras para o departamento de Zoologia da Universidade de Leicester, dirigida na época por seu pai, Frederick, segundo reportagem da British Broadcasting Corporation (BBC).
Em 1945, ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge para estudar Ciências Naturais. Após concluir o curso, participou de um programa de formação na BBC e começou a trabalhar na emissora como produtor de televisão.
Casou-se com Jane Elizabeth Oriel, com quem teve dois filhos: Susan e Robert. Eles viveram juntos até a morte da esposa, em 1997.
David não foi o único da família a se destacar na mídia internacional; seu irmão mais velho, Richard Attenborough, foi ator, produtor e diretor de cinema, conhecido por interpretar o bilionário John Hammond nos filmes da franquia Jurassic Park.
Carreira como naturalista
Em 1954, David começou a apresentar a série Zoo Quest, um documentário que foi ao ar pela BBC até 1963. A série, que mostrava animais em zoológicos e em seus habitats naturais, tornou-se um dos documentários de história natural mais importantes da época.
Após o fim de Zoo Quest, ele continuou dirigindo outros programas sobre história natural e antropologia na BBC. A maior inovação veio em 1979 com Life on Earth, uma série de 13 episódios que envolveu filmagens em mais de 100 localidades ao redor do mundo.
Outros trabalhos conhecidos incluem The Living Planet (1984), The Trials of Life (1990), Life in the Freezer (1993), The Life of Birds (1998), Life in the Undergrowth (2005) e Life in Cold Blood (2008).
Mudanças climáticas
Mesmo enfatizando as diversas formas de vida na natureza, foi somente em 2006 que o naturalista voltou seu foco para as mudanças climáticas.
Naquele ano, David escreveu e apresentou Are We Changing Planet Earth?, um documentário produzido pela BBC que aborda o tema. Desde então, a temática de seu trabalho tem se concentrado em questões relacionadas a alterações climáticas, crescimento populacional, restauração da biodiversidade do planeta, mudança para fontes renováveis de energia, entre outras vinculadas aos preceitos ESG.
Em 2020, David chamou a atenção dos internautas ao postar pela primeira vez no Instagram. Na ocasião, ele afirmou que estava aderindo à rede social para explorar uma nova forma de se comunicar.
“O mundo está em apuros. Continentes estão em chamas, geleiras estão derretendo, recifes de corais estão morrendo, peixes estão desaparecendo dos nossos oceanos. A lista continua”, disse em seu primeiro post.
Foram necessárias pouco menos de cinco horas para que David alcançasse a marca de um milhão de seguidores no Instagram. Na época, essa velocidade bateu recordes anteriormente pertencentes a famosos como Papa Francisco, Jennifer Aniston, David Beckham e Príncipe Harry.
LEIA TAMBÉM: Greta Thunberg: origem e ativismo ambiental
Aposentadoria?
Em 2024, ao ser questionado sobre quando pretendia descansar definitivamente do trabalho, David Attenborough disse que desconhecia a palavra “aposentadoria”. O episódio foi relatado à Reuters por seu parceiro na BBC, Mike Gunton, que dirige a Unidade de História Natural da emissora.
“É sempre divertido quando vamos às filmagens com David. Ele tem um senso de humor fantástico, é um contador de anedotas incrível. E ainda oferece a oportunidade de ver coisas que normalmente nunca veremos com nossos olhos”, disse Gunton na entrevista.
Ao falar sobre a mensagem principal do trabalho do veterano, o diretor da BBC ressaltou a curiosidade que David sempre teve sobre o mundo natural e sua preocupação com a vulnerabilidade dos ecossistemas.
“David deve ser único, pois ninguém é testemunha ocular, como ele, das alterações que ocorreram no mundo natural. É por isso que ele é um defensor tão poderoso, e contra ele pouco se pode argumentar. Ele viu toda essa transformação com os próprios olhos”, disse Gunton.
Ao que tudo indica, a aposentadoria está mesmo longe. Em abril de 2025, o Museu de História Natural de Londres anunciou o programa Our Story With David Attenborough (A Nossa História com David Attenborough). Trata-se de uma narração da história da humanidade que será apresentada pelo naturalista, com início previsto para junho de 2025 e término em janeiro de 2026.
Premiações e filmografia
Ao longo de sua vida, David recebeu diversos prêmios e menções honrosas por seu trabalho em prol da preservação do planeta.
Entre eles, estão o BAFTA (British Academy of Film and Television Arts, em 1970 e 2009), o título de Honoris Causa da Open University (em 1980) e o prêmio Campeões da Terra do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 2022).
Entre os documentários e séries que apresentou e narrou, estão:
- A Vida Secreta dos Orangotangos (2024);
- Planeta Pré-Histórico – temporada 2 (2023);
- Um Planeta Perfeito – Discovery (2021);
- A Vida em Cores com David Attenborough (2021);
- David Attengorough e Nosso Planeta (2020);
- Planet Earth II – Temporada 1 (2016);
- Planeth Earth I – Temporada 1 (2006);