XP Investimentos

Oferecido por
Conteúdo Patrocinado

XP convida os melhores assessores do Brasil para se tornarem sócios

Profissionais de assessoria serão reconhecidos no Top 100, nova categoria do Brazil Advisor Awards; premiação será anunciada em agosto

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
Renato Preter, Head de Relacionamento Rede de Assessores B2B da XP, e Caio Burti, Head de Potencialização & Performance B2B da XP

Já virou tradição. Há uma década, todos os anos a XP Inc. reconhece os melhores escritórios e assessores do país no Brazil Advisor Awards. Considerado um dos eventos mais importantes do setor, a sua 11ª edição, de 2022, apresenta uma nova categoria de premiação: o Top 100 assessores, que começou a ser mensurado no ano passado.

O objetivo desta nova categoria é reconhecer os 100 profissionais mais performáticos do Brasil entre os mais de 10 mil que formam a rede de assessores de investimentos, considerados pela XP como “força motriz do negócio”.

Os 20 profissionais mais bem colocados no ranking do Top 100 assessores irão receber ações da XP, se tornando sócios com as mesmas condições dos colaboradores da empresa. “É a primeira vez na história da companhia que oferecemos uma bonificação como essa”, diz Renato Preter, Head de Relacionamento Rede de Assessores B2B da XP.  “Queremos ter os melhores como sócios porque isso faz parte da nossa cultura”.

G20 dos assessores

O Top 100 se assemelha ao G20, ranking que reúne os melhores escritórios do país. “Todo escritório tem como principal objetivo estar no G20. Os assessores vão se esforçar igualmente para marcar presença no Top 100”, diz Caio Burti, Head de Potencialização & Performance B2B da XP.

A iniciativa visa incentivar a produtividade da rede e reconhecer de maneira mais pontual o trabalho dos assessores. “A ideia é alinhar a excelência dos escritórios à conduta dos profissionais. Esperamos também atrair mais profissionais de ponta para a rede”, afirma Burti.

Reconhecimento em prêmios 

Embora o benefício de estar entre no Top 100 seja incalculável, de acordo com Burti, com a estreia do Top 100, o reconhecimento a ser concedido para os integrantes do ranking dessa categoria se estende para mais profissionais, sendo a lista de bonificações extensa.

Os 10 primeiros colocados do ranking irão concorrer ao prêmio de melhor Assessor de Investimentos do Brasil que será apurado também durante a 11ª edição do Brazil Advisor Awards, que acontecerá em 4 agosto no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Vale lembrar que no ano passado, Viviane Kettermann, da Manchester Investimentos, arrematou o prêmio.

Além da premiação mencionada acima, os 50 primeiros nomes da lista serão contemplados com uma viagem internacional na companhia de diretores da XP.

“Além dos passeios e networking que a viagem proporciona, planejamos oferecer a oportunidade de os profissionais participarem de cursos em faculdades renomadas para voltarem ainda mais qualificados para o Brasil. As experiências são inúmeras e bastante enriquecedoras. Recentemente realizamos uma viagem de premiação para Barcelona e os resultados foram surpreendentes”, diz Preter.

Metodologia transparente

Hoje, a rede de assessores da XP soma 10,7 mil profissionais de múltiplos perfis – 23% são mulheres e 30% têm menos de 30 anos, segundo dados internos da XP. O Top 100 representa, portanto, o seleto grupo de 1% dos melhores assessores.

A metodologia do ranking está alinhada com os requisitos de avaliação dos escritórios que formam o G20. Entre os critérios, se destacam captação, ativação de contas, receita e NPS – ou Net Promoter Score, número que mensura a satisfação dos clientes.

A avaliação leva em consideração o período de junho de 2021 até maio de 2022. “A transparência desse processo é prioridade. Além dos parâmetros de elegibilidade, consideramos os profissionais que têm, no mínimo, 1 ano de casa”, afirma Burti. “É uma maneira de reconhecer o trabalho com foco no longo prazo”, diz.

Todos os meses, a XP divulga um ranking parcial dos Top 1000 assessores, com destaque para os 100 primeiros colocados.  “A partir de maio, não vamos mais divulgar para manter o suspense até o anúncio oficial do Top 100 no Brazil Advisor Awards, em agosto”, diz Burti.

O tamanho da carteira também conta. A XP considera como ideal que um assessor tenha uma carteira formada por até 150 clientes. “Com essa proporção, o assessor consegue atender os investidores com proximidade, considerando sempre a história e os objetivos de cada cliente, além de ter tempo hábil para prospectar novos nomes”, afirma Preter.

Qualificação profissional

Todos que figurarem no Top 100 serão chancelados com o selo de “melhores assessores da rede”, e poderão contar com ingresso VIP para a Expert 2023 – o maior evento do mercado financeiro do país. Estarão convidados, igualmente, para participar de um evento com a diretoria da XP.

Aqueles que ainda não tiverem a certificação CFP (Certified Financial Planner) serão contemplados com o curso preparatório para conquistar esse selo internacional, que se traduz em uma importante chancela para o planejador financeiro pessoal. “Investir na qualificação desses profissionais é a nossa prioridade, pois eleva naturalmente a qualidade do atendimento”, diz Burti.

E a partir de junho, já começa a valer uma nova temporada do ranking dos Top Assessores da XP.