Saúde financeira pessoal: você sabe analisar a sua?

Parte dos indivíduos enfrentando uma situação de desequilíbrio financeiro chega a essa condição por não reconhecer o estado de sua saúde financeira pessoal.

Ana Julia Rodrigues

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Não é difícil encontrar pessoas que estão enfrentando uma situação de desequilíbrio financeiro. Em momentos de crise e instabilidade na economia nacional esses casos se mostram ainda mais visíveis.

Grande parte dos indivíduos chega a essa condição por não saber reconhecer o estado de sua saúde financeira pessoal.

Muitos não tiveram sequer uma noção de educação financeira que favorecesse a organização dos próprios recursos.

Continua depois da publicidade

O que é e qual a importância da saúde financeira?

A saúde financeira pessoal está vinculada a aspectos particulares de organização, hábito e comportamento que afetam a relação do indivíduo com o dinheiro.

Essa relação, por sua vez, pode criar impactos positivos ou negativos na independência financeira e na realização de sonhos.

Se o administrador consegue manter as finanças equilibradas, por exemplo, isso quer dizer que ele sabe se planejar para ter uma vida mais estável.

Continua depois da publicidade

Como analisar?

Para saber se a relação estabelecida com o dinheiro é saudável, é preciso avaliar sua realidade econômica e nível de organização financeira pessoal.

Fatores como descontrole com os gastos e utilização desmedida de créditos, nesse sentido, podem indicar graves problemas.

Por outro lado, se você tem uma vida tranquila, controla bem as despesas mensais, consegue realizar seus projetos e economizar dinheiro, isso significa que mantém uma organização econômica eficaz.

Publicidade

Como melhorar a saúde financeira pessoal?

Conforme já mencionado por este artigo, a saúde financeira pessoal é indispensável para o desenvolvimento pleno do indivíduo. Para promover esse controle econômico, portanto, vale seguir algumas dicas.

1.Tenha um controle de gastos

O primeiro passo para retomar a sustentabilidade financeira é adotar métodos de controle dos gastos. Para tanto, podem ser utilizadas planilhas e outras tecnologias que permitem o registro das suas despesas.

Continua depois da publicidade

Assim, além de reorganizar e redistribuir os recursos, será possível observar quais são as maiores fontes de escoamento de dinheiro e verificar a viabilidade de cortes orçamentários.

2. Determine objetivos 

Outra dica para retomar a saúde financeira pessoal é delimitar objetivos a curto, médio e longo prazo.

Publicidade

É importante ressaltar que a determinação de meta é indispensável para repensar a destinação de recursos de maneira satisfatória e alinhada aos propósitos particulares.

3. Crie um orçamento

Posteriormente, deverá ser elaborado um orçamento mensal bem estruturado.

Por meio dele, torna-se possível analisar o histórico financeiro e projetar gastos futuros.

Também com o auxílio desse documento, o administrador poderá gerenciar metas e traçar objetivos realistas para, gradualmente, retomar a sustentabilidade.

4. Contrate seguros

A contratação de seguros é essencial para a proteção financeira pessoal. Por meio dele, é possível prevenir o desembolso de recursos significativos frente a imprevistos.

Afinal, algumas condições podem gerar danos irreversíveis ao planejamento econômico, como acidentes ou doenças incapacitantes.

5. Faça bons investimentos

Para garantir estabilidade financeira também é necessário constituir reservas em investimentos.

Deixar o dinheiro parado para fins de constituição de fundo de emergência pode gerar prejuízos a longo prazo. Isso porque o valor pode ter reduzido o seu poder de compra ao longo dos anos.

A manutenção da saúde financeira pessoal é indispensável para o alcance de metas financeiras, desenvolvimento de projetos particulares e segurança frente a eventualidades.

Nesse sentido, deve-se estar atento à importância de investir o capital e de contratar bons seguros.

Simule um seguro de vida para proteger você e seus dependentes de imprevistos financeiros