Gestão de suprimentos pode ser diferencial na saúde financeira das empresas

Americanas Empresas é a marca de venda por CNPJ da Americanas S.A., para empresas de todos os portes

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Toda empresa, independente do porte, tem uma lista de suprimentos que compõe sua planilha de custos. O que diferencia esse processo é como é realizada essa gestão, que quando bem feita pode ser convertida em economia de tempo e de dinheiro.

Desde os clips para papel e os tradicionais materiais de escritório, passando pelos copinhos de água e café, produtos de higiene, limpeza, eletrônicos como celulares e até materiais para indústria, a lista de itens para manter um negócio funcionando é grande e envolve várias frentes de produtos. Justamente por isso, há uma complexidade de administração que vai além da vocação tradicional da maioria das empresas.

Geralmente, o processo de compras para a aquisição de suprimentos envolve a cotação de preços em ao menos três fornecedores diferentes. Depois disso, as melhores condições são aprovadas após uma deliberação dos superiores para que a compra seja, enfim, efetivada. O processo pode levar bastante tempo e envolver mais de uma área da empresa. Mas afinal, como agilizar esse processo e garantir economia de tempo e de dinheiro?

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Segundo Douglas Marques Ferreira, especialista em compras e um dos fundadores do Café com Comprador, portal que estimula relacionamento entre profissionais do setor, além do planejamento com a maior antecedência possível, uma dica é unificar e agrupar as demandas de compras.

“Quando se compra em pequenas quantidades e com recorrência, o gasto de tempo, custo de processo e o preço final do produto ou serviço sempre sai maior. Por isso, a importância de agrupar as demandas para negociar grandes quantidades com maiores descontos e menores preços”, avalia.

Ele também defende a importância de pensar na logística durante esse processo de negociação. “É importante escalonar as entregas de acordo com o planejamento de utilização da demanda. Dessa forma, a área de suprimentos garante um bom negócio para a companhia”, diz.

Douglas assume que não se trata de um trabalho fácil e que a burocracia de inúmeros processos pode acabar dificultando a gestão dos suprimentos. Além disso, muitas empresas, especialmente as menores, não possuem um profissional ou área específica para esse trabalho e as compras acabam sendo feitas de última hora em locais de acesso mais fácil – o que não garante bons preços.

Tudo no mesmo lugar

Buscar a facilidade de encontrar os itens em um mesmo lugar, com a oportunidade de negociar valores a partir da definição das quantidades, com orçamentos rápidos, entregas planejadas e facilidade no pagamento pode ajudar na administração dos suprimentos.

Desde 2019, a Americanas Empresas, marca da Americanas S.A. para vendas para o segmento corporativo, vem aprimorando suas soluções para atender as companhias de qualquer porte de forma prática e assertiva.

Para se ter uma ideia, em um portal destinado às empresas, é possível encontrar milhões de itens à disposição, desde material de escritório, passando por mobiliário e eletrônicos. Com o amplo portfólio, a Americanas Empresas concentra todas as demandas em um só lugar e agiliza os orçamentos para as empresas.

Tudo é realizado com um atendimento personalizado, onde um consultor está presente em todo o processo, do início ao fim, e está disponível para negociar valores com base na quantidade de itens e ajudar a compreender qual a melhor forma de pagamento.

“A cotação on-line é um forte aliado do comprador, pois reduz tempo de processo e garante transparência, os dois fatores fundamentais que os compradores corporativos precisam garantir”, diz Douglas.

Dessa forma, a equipe responsável pela gestão de suprimentos percebe uma economia no tempo das negociações e pode se dedicar às atividades mais estratégicas da empresa.

Entrega em múltiplos endereços

A Americanas Empresas também oferece uma logística diferenciada, que contempla entregas em vários endereços. Ou seja, é possível agrupar as compras de diferentes localidades e realizar entregas agendadas nos locais escolhidos, como a sede da companhia, as subsidiárias ou até mesmo a casa dos colaboradores.

“Antes o comprador tinha que comprar de vários fornecedores, pois um tinha o melhor preço, o outro a melhor entrega, o outro melhor sortimento. Agora é possível encontrar isso tudo em uma única empresa”, afirma o especialista.

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