Tesouro Direto: na volta das negociações, taxas de títulos públicos prefixados sobem e oferecem retornos de até 12,2%

Investidores monitoram aprovação do texto-base da PEC dos precatórios em primeiro turno, além de notícias sobre a produção de petróleo em dezembro

Bruna Furlani

(GettyImages)

Publicidade

SÃO PAULO – A forte volatilidade voltou a marcar presença na tarde desta quinta-feira (4) no Tesouro Direto. Após cerca de uma hora e meia de suspensão, as negociações foram retomadas por volta das 15h30.

Na retomada dos negócios, o mercado de títulos públicos segue sem direção única. Os papéis prefixados apresentam alta nas taxas, enquanto os títulos atrelados à inflação continuam em queda.

Dentro do Tesouro Direto, a remuneração do papel prefixado com vencimento em 2026 avançava de 12% ao ano, na sessão anterior, para 12,14% ao ano, na atualização das 15h30. No começo da manhã, o título oferecia um prêmio de 12,06% ao ano.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Da mesma forma, o juro pago pelo Tesouro Prefixado 2031, com pagamento de juros semestrais, subia de 11,83% para 11,94% ao ano, contra 11,93% no início dos negócios. Ainda assim, a rentabilidade oferecida pelo título de prazo mais curto (2024) seguia maior do que o retorno pago pelo papel com vencimento em 2031. A diferença, contudo, foi reduzida para 29 pontos-base nesta quinta-feira, contra 40 pontos-base vistos no auge do estresse da sessão de quarta-feira.

Entre os títulos atrelados à inflação, o retorno real oferecido pelo Tesouro IPCA+ 2026 era de 5,21% ao ano – mesmo valor visto na abertura das negociações. Um dia antes, no entanto, o papel oferecia juro real de 5,19% ao ano na sessão de ontem. No mesmo horário, o Tesouro IPCA+ 2055 com pagamento de juros semestrais oferecia rentabilidade real de 5,27%, ligeiramente abaixo dos 5,29% registrados um dia antes.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na tarde desta quinta-feira (4): 

Continua depois da publicidade

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Produção industrial

Dentro da agenda econômica, investidores repercutem a divulgação da produção industrial de setembro, que recuou 0,4% frente a agosto. Na base anual, a contração foi de 3,9%. Os dados foram apresentados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representam a quarta queda consecutiva do indicador.

A expectativa de analistas ouvidos pela Refinitiv era de uma contração de 0,3% na comparação mensal e de 4% ano contra ano.

Em 2021, o setor acumula expansão de 7,5% e, nos últimos 12 meses, de 6,4%. Após registrar crescimentos desde o quarto trimestre de 2020, no terceiro trimestre de 2021 a produção industrial teve queda de 1,1%.

PEC dos Precatórios e Ciro Gomes

Após uma votação apertada e que contou com o voto a favor até mesmo de Arthur Lira (PP-AL) – que, por ser presidente da Câmara, poderia se abster – o plenário da casa aprovou nesta madrugada o texto-base da PEC dos precatórios (PEC 23/2021), em primeiro turno.

Foram 312 votos a favor, 144 contra. Os parlamentares ainda precisam analisar dez destaques apresentados pelas bancadas com tentativas de modificar a versão que foi votada.

Por se tratar de uma PEC, é necessário apoio de pelo menos três quintos (ou seja, 308 dos 513 votos) dos deputados em dois turnos de votação.

Agora, a votação em segundo turno da proposta deve ocorrer na próxima terça-feira (9), assim como a análise dos destaques apresentados após a aprovação do texto-base, segundo disse Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, à CNN Brasil.

Um dos pontos de maior atrito entre deputados na proposta parece ter sido resolvido: o pagamento dos precatórios referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Segundo o acordo costurado entre os parlamentares, as dívidas judiciais envolvendo o fundo de educação devem entrar na lista de prioridade a serem pagas pelo governo federal. Com isso, 40% dos precatórios do Fundef serão pagos em 2022, 30% em 2023 e 30% em 2024.

A PEC dos Precatórios pode liberar mais de R$ 90 bilhões de espaço fiscal no Orçamento de 2022 e é tida pelo governo federal como fundamental para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil – novo programa social que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tenta tirar do papel para substituir o Bolsa Família.

Ainda na cena política, outro destaque desta manhã está no anúncio feito por Ciro Gomes, vice-presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de que a sua pré-candidatura à Presidência está suspensa.

O motivo, segundo o político, é que o partido apoiou a PEC dos precatórios. Nas redes sociais, Gomes escreveu: Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos cola graves desafios. É o que sinto neste momento. É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios”.

Outro destaque está no leilão de 5G que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza hoje. As grandes teles do país, Vivo (VIVT3), Claro e TIM (TIMP3) venceram os lotes da principal faixa do leilão. Confira tudo nesta matéria.

Além delas, a Brisanet Serviços de Telecomunicações (BRIT3) arrematou alguns blocos da licitação de oferta da tecnologia 5G e ganhou status de operadora de telefonia móvel.

Cena internacional

Enquanto isso no radar externo, os índices americanos apresentam leve alta, em sua maioria, na tarde desta quinta-feira. Na véspera, eles fecharam em patamares recordes, após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) afirmar que desacelerará até o fim de novembro o ritmo de seu programa de compra de títulos iniciado em março de 2020.

O banco central americano sinaliza, desta forma, que já não são mais necessários tantos estímulos para que a economia americana se mantenha saudável.

Ainda na cena internacional, o mercado monitora a notícia de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados aprovou um aumento da produção de 400 mil barris de petróleo por dia para dezembro, segundo delegados.

O ritmo, no entanto, é menor do que o esperado por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, que pediu o dobro. Alguns líderes vem defendendo que o volume proposto é lento demais para sustentar a recuperação econômica pós-covid.