Renda fixa

Tesouro Direto: apenas um título público avança na tarde desta 6ª; prefixados oferecem até 11,47%

Demais papéis apresentam recuo nas taxas ou são negociados próximo da estabilidade, às 15h20

Por  Bruna Furlani -

Após a divulgação dos dados de serviços e da indústria em novembro, agentes financeiros repercutem nesta sexta-feira (14) os números de vendas no varejo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista avançou 0,6% na passagem de outubro para novembro do ano passado.

Já na comparação anual, o varejo caiu 4,2%. Ambos os dados vieram acima do esperado. A expectativa, segundo consenso Refinitiv, era de que as vendas no varejo ficassem estáveis na base mensal e caíssem 6,5% na comparação com igual mês de 2020.

Apesar de a melhora nos números, economistas destacaram que o comércio varejista deve seguir impactado pelo avanço da inflação e pelos juros mais altos no País.

Enquanto isso, na cena externa, agentes financeiros monitoram o avanço dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano. A alta tem sido puxada por uma postura mais dura do Federal Reserve (Fed), que é o banco central americano. Hoje, no entanto, as vendas no varejo e os dados da produção industrial em dezembro no País frustraram economistas.

Nesse contexto, o mercado de títulos públicos negociados no Tesouro Direto segue sem direção única na tarde desta sexta-feira (14). Apenas os juros pagos pelo Tesouro Prefixado 2024 avançam de 11,43%, na sessão anterior, para 11,47%, às 15h20. Esse percentual foi o mesmo visto no início do dia.

Enquanto isso, os demais papéis apresentam recuo nas taxas ou são negociados próximo da estabilidade, como é o caso do Prefixado 2026 que oferecia uma remuneração de 11,18% ao ano, às 15h20, mesmo valor visto um dia antes. Hoje, pela manhã, as taxas pagas por esse papel chegaram a subir mais.

Entre os papéis atrelados à inflação, na segunda atualização da tarde, o Tesouro IPCA+ 2035 e o 2045 eram os únicos títulos que recuavam até 4 pontos-base (0,04 ponto percentual). Nesse horário, ambos ofereciam juro real de 5,60% ao ano, contra 5,62% ao ano, no começo dos negócios. Esse percentual é inferior aos 5,64% vistos um dia antes.

O Tesouro IPCA+ 2055 com pagamento de cupom, por sua vez, oferecia uma taxa real de 5,66% ao ano, em linha com os 5,67% ao ano registrados ontem.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na tarde desta sexta-feira (14):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Varejo

Na agenda econômica local, as atenções estão voltadas para os números do comércio varejista. O IBGE destacou hoje que, mesmo com o avanço na base mensal, mais da metade das atividades tiveram resultado negativo no período. No ano, o varejo acumula alta de 1,9% e nos últimos doze meses, também crescimento de 1,9%.

“O que vimos foi uma Black Friday muito menos intensa, em termos de volume de vendas, do que a de 2020, quando esse período de promoções foi melhor, sobretudo para as maiores cadeias do varejo”, afirmou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Ao analisar os números, os especialistas da Genial José Márcio Camargo, Eduardo Ferman, Yihao Lin e Perla Rocha destacaram que houve avanço de 1,3% na receita nominal do setor na passagem de outubro para novembro, em especial no setor de combustíveis.

Segundo eles, isso pode indicar que o processo inflacionário vem impactando o volume de vendas. “A aceleração da inflação vem sendo o principal vilão do setor, uma vez que diminui o poder de compra das famílias”, pontuaram os analistas em relatório.

Rodolfo Margato, economista da XP, acrescentou ainda que o varejo tem sido prejudicado pelos salários baixos, aperto das condições financeiras e deslocamento de maior proporção dos gastos das famílias do mercado de bens para serviços, com a reabertura da economia.

“Logo, não interpretamos a surpresa positiva com o desempenho das vendas em novembro como um sinal de reversão de tendência”, afirma Margato. Segundo o economista, ainda que as estatísticas do mercado de crédito sigam sólidas, a combinação de alta dos juros e o crescente comprometimento de renda das famílias tendem a arrefecer empréstimos ao longo de 2022.

Já no comércio varejista ampliado, o IBGE trouxe que houve crescimento de 0,5% no volume de vendas, em novembro. A alta foi influenciada pelas taxas positivas de veículos, motos, partes e peças (0,7%) e material de construção (0,8%), depois dos resultados negativos do mês anterior, de -0,4% e -0,8%, respectivamente.

Fundo eleitoral

Na cena política, investidores monitoram matéria do jornal Folha de S.Paulo que afirma que o Governo Federal avalia elevar novamente o valor do fundo eleitoral para este ano e resgatar o montante que havia sido estabelecido inicialmente pelo Congresso, de R$ 5,7 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor que foi aprovado por deputados e senadores no Orçamento deste ano prevê um montante menor, de R$ 4,9 bilhões.

De acordo com o jornal, auxiliares do presidente entendem que o Governo precisa ampliar o valor por ele estar previsto na regra da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Do contrário, diz a Folha, a interpretação é que Bolsonaro correria risco de descumprir a lei.

Radar internacional

Enquanto isso, na cena externa, os índices americanos operam com recuo, por volta das 15h20 (horário de Brasília) desta sexta-feira (14). O mercado repercute os dados de vendas no varejo nos Estados Unidos, que recuaram 1,9% na passagem de novembro para dezembro, segundo o Departamento do Comércio. O consenso era de queda de 0,1%.

Da mesma forma, a produção industrial do mesmo mês frustrou ao cair 0,1%, conforme trouxe o Federal Reserve, que é o banco central americano. As expectativas dos analistas apontavam para uma alta de 0,3%,

Agentes financeiros também seguem digerindo as falas de ontem de Lael Brainard, vice-presidente do Fed, ao Senado americano. O discurso foi visto como mais duro sobre a condução da política monetária nos Estados Unidos.

Na ocasião, Brainard afirmou que o Fed deve finalizar o tapering, a compra de ativos, já no primeiro trimestre deste ano e que, ao fim desse processo, a autoridade monetária estará pronta para subir os juros.

O discurso destoou do que foi apresentado por Jerome Powell, presidente dos Estados Unidos, um dia antes, também no Senado. Na ocasião, as bolsas subiram, após uma interpretação de que o corte de estímulos poderia ser menos agressivo.

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus ativos de renda fixa:[/newsletter-signup]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe