Renda fixa

Tesouro Direto: títulos públicos operam sem direção definida nesta terça-feira

Investidores repercutiram eleições no Congresso e dados da produção industrial, no Brasil; no exterior, estímulos nos EUA e China foram destaque

Hands holding Brazilian real notes - Money from Brazil - Notes of Real - Brazil BRL banknote
(Sidney de Almeida/Getty Images)

SÃO PAULO – Os títulos públicos negociados via Tesouro Direto operavam sem direção definida na tarde desta terça-feira (2), com os investidores repercutindo as eleições no Congresso. Os papéis prefixados apresentavam queda, enquanto os indexados à inflação tinham leve alta.

O prêmio pago pelo Tesouro Prefixado com vencimento em 2026 caía de 6,96%, para 6,86% ao ano nesta tarde. Da mesma forma, o Tesouro Prefixado com juros semestrais 2031 pagava uma taxa anual de 7,43%, ante o prêmio de 7,56% anterior.

No grupo de títulos com rentabilidades indexadas à inflação, a taxa real do Tesouro IPCA+ 2045 subia de 3,56% para 3,58% a ano, nesta tarde. Já o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+ com juros semestrais e prazo em 2040 era de 3,74%, ante 3,73% a.a. ontem.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta terça-feira (02):

Fonte: Tesouro Direto

Noticiário brasileiro

Na cena doméstica, investidores repercutiram a vitória de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para as presidências da Câmara e do Senado, respectivamente, ambos contando com o apoio do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Economia Paulo Guedes aposta suas fichas na troca dos comandos da Câmara e do Senado para destravar sua agenda liberal (com reformas tributária, administrativa e fiscal, além de privatizações, entre outros pontos) no Congresso.

Logo após ter sido eleito, Lira anulou a votação para os demais cargos da Mesa Diretora, composta por dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes, e determinou a realização de uma nova votação nesta terça. Entenda mais aqui.

Já Pacheco, em seu discurso após a posse, ressaltou a necessidade de auxiliar a população mais necessitada, sem estourar o teto de gastos.

“Há uma camada social de pobreza, de pessoas vulneráveis, necessitadas, decorrentes da pandemia ou não, mas que precisam ser assistidas pelo Estado brasileiro. De modo que me comprometo desde agora a um trato com o Poder Executivo, com a equipe econômica, para encontrarmos caminhos possíveis de responsabilidade fiscal, de observância de teto de gastos, mas sem deixar de assistir as pessoas que mais precisam”, afirmou.

PUBLICIDADE

Leia também:
Tesouro Direto: títulos públicos encerram janeiro com queda de até 5,2%

Ontem, em entrevista à rede CNN, o novo presidente da Câmara disse que procurará Pacheco já nesta terça para destravar a criação de um novo programa social, respeitando o teto de gastos. Ele defende o avanço de propostas emergenciais e a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Passadas as eleições no Congresso, o governo se prepara para lançar uma série de iniciativas voltadas a impulsionar a economia, segundo informações reportadas pelo jornal Valor Econômico. Entre as medidas estão a antecipação do 13º salário para aposentados, do abono salarial e medidas de facilitação de crédito.

Por fim, na agenda de indicadores domésticos, a produção industrial cresceu 0,9% em dezembro frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Apesar da desaceleração após a alta de 1,10% em novembro, o dado ficou acima da média da Refinitiv, que indicava alta de 0,3% na base mensal.

No acumulado do ano, o setor acumulou queda de 4,5%, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segundo resultado negativo seguido após a perda registrada em 2019 (-1,1%).

Cena internacional

No exterior, os mercados seguiram monitorando as ações de empresas de vendas do varejo, às quais investidores passaram a recorrer em massa após investidores individuais organizados por meio da internet passarem a comprar papéis que eram usados em operações de “short selling” por fundos de investimento.

No radar do mercado esteve o pacote de estímulos do governo dos Estados Unidos no valor de US$ 1,9 trilhão. Ontem, o presidente americano Joe Biden e senadores republicanos se reuniram para discutir o tema, em encontro que foi considerado produtivo por ambos os lados.

No radar corporativo americano, os números da Amazon e da Alphabet serão divulgados após o fechamento do mercado.

PUBLICIDADE

Ainda na cena internacional, uma injeção de 78 bilhões de iuanes (US$ 12,08 bilhões) pelo banco central da China aliviou as preocupações com condições apertadas de liquidez e ajudou a melhorar o humor dos mercados.

Quer ser trader e tem medo de começar? O InfoMoney te ajuda a chegar lá: participe do Full Trader, o maior projeto de formação de traders do Brasil e se torne um faixa preta em 3 meses – inscreva-se de graça!