Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos prefixados têm leve queda nesta 5ª; instabilidade no site é resolvida

O mercado monitora novas projeções do governo para a economia, que agora preveem avanço maior para a inflação em 2021 e 2022

Bruna Furlani

(Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – O destaque da cena local na tarde desta quinta-feira (16) está na possível votação do parecer do deputado Darci de Matos (PSD-SC) sobre a proposta que discute o parcelamento dos precatórios. Investidores monitoram ainda as novas estimativas do governo para a economia e falas de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, em tom de crítica sobre os preços dos combustíveis cobrados pela Petrobras.

Nesse contexto, o mercado de títulos públicos negociados pela plataforma do Tesouro Direto opera sem direção definida na tarde desta quinta-feira (16). Os prêmios pagos pelos papéis prefixados apresentam leve queda, enquanto os retornos oferecidos pelos títulos atrelados à inflação se mantêm estáveis.

Na atualização das 15h, o retorno do título prefixado com vencimento em 2026 era de 10,41%, contra 10,36% no começo da manhã. Ainda assim, o percentual da atualização da tarde estava abaixo dos 10,43% vistos na sessão anterior. O juro pago pelo título com vencimento em 2031, por sua vez, recuava de 11,06% para 11,04%, no mesmo horário.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre os papéis atrelados à inflação, o juro real oferecido pelo Tesouro IPCA+ com vencimento em 2055 e pagamento de juros semestrais era de 4,81%, mesmo percentual visto na sessão anterior. Já o retorno real do Tesouro IPCA com vencimento em 2026 se mantinha estável em 4,53%.

No começo da manhã, o site do Tesouro apresentou problemas. A situação, no entanto, só foi normalizada perto das 12h. Em resposta a um pedido feito pela reportagem, o Tesouro disse que o “site passou por instabilidade”, mas que a área logada, onde são realizadas as operações de compra e venda, seguiu funcionando normalmente ao longo da manhã.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na tarde desta quinta-feira (16): 

Continua depois da publicidade

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

IGP-10 e estimativas para economia

Na agenda econômica, investidores monitoram dados do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), que recuou 0,37% em setembro, após alta de 1,18% em agosto, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (16) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A queda foi menos intensa do que previa a mediana negativa de 0,52% das estimativas feitas pelo Projeções Broadcast.

O mercado acompanha ainda as novas estimativas do governo para a economia. Segundo o Boletim Macrofiscal divulgado nesta quinta-feira (16), o Ministério da Economia manteve em 5,3% a expectativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 e de crescimento de 2,5%, para o ano que vem.

Para a inflação medida pelo IPCA, a estimativa subiu para 7,9% em 2021, de 5,9% antes, e 3,75% em 2022, contra 3,5% no boletim anterior.

O centro da meta de inflação é de 3,75% neste ano e 3,5% no próximo, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos em ambos os casos.

No documento, o governo destacou que a “manutenção da projeção do ano corrente se deve à continuidade da retomada econômica que vem ocorrendo, como mostram os indicadores coincidentes de atividade”.

E completou afirmando que “neste ano, com o avanço da vacinação e queda do distanciamento social, a economia vem registrando um patamar mais alto de expansão”.

Precatórios

Já na frente política, as atenções estão voltadas para o impasse sobre a resolução dos precatórios. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados pode votar, nesta quinta-feira (16), o parecer do deputado Darci de Matos (PSD-SC) para a Proposta de Emenda à Constituição que trata do parcelamento de Precatórios (PEC 23/2021).

O texto foi lido pelo relator no colegiado na última terça-feira (14), quando foram concedidas vistas coletivas aos parlamentares. Com isso, a votação foi adiada por duas sessões plenárias. A CCJC discute a constitucionalidade da proposta.

Em entrevista ontem (15) ao programa “Pingos nos Is”, da rádio Jovem Pan, Paulo Guedes, ministro da Economia, voltou a fazer um apelo para uma solução que receba o aval do Judiciário e do Legislativo.

Guedes também ressaltou que sem uma alternativa que ofereça previsibilidade a essa despesa obrigatória e reduza o volume no próximo ano, o governo não conseguirá garantir um Bolsa Família “moderado” em 2022.

A insistência do ministro Paulo Guedes em pedir uma espécie de benção ao Supremo Tribunal Federal (STF), contudo, vem causando certo desconforto com Luiz Fux, presidente do STF. Segundo matéria do jornal Valor Econômico, Fux teria dito a auxiliares que vem se sentindo pressionado e insatisfeito com a postura de Guedes.

Nos bastidores, de acordo com o jornal, o presidente do STF tem reclamado do ministro da Economia pela constante tentativa de “transferir responsabilidades”. O impasse ocorre porque Fux tinha sugerido uma solução para os precatórios que passasse pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A alternativa, no entanto, perdeu tração após os protestos de 7 de Setembro, quando o presidente Jair Bolsonaro fez críticas à cúpula do Judiciário.

Na véspera, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, também afirmou que a solução para a questão dos precatórios será dada pelo Congresso Nacional diante da falta de clima para uma mediação por parte do CNJ.

Petrobras

Também na cena política, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, disse nesta quinta-feira (16), durante evento, que as explicações sobre os preços dos combustíveis no plenário da Casa nesta semana por Joaquim Silva e Luna, presidente da Petrobras (PETR3PETR4), não foram satisfatórias.

Lira defendeu que a estatal dê mais informações adequadas sobre o tema. A fala do presidente da Câmara acabou provocando fortes quedas nos papéis da petroleira. 

Cena externa

O radar dos investidores internacionais, por sua vez, está focado nos dados de pedido de auxílio desemprego nos Estados Unidos, que atingiram 332 mil na semana encerrada em 11 de setembro. O resultado ficou acima da previsão dos analistas consultados pela Refinitiv, que esperavam 330 mil pedidos.

Enquanto isso, as vendas no varejo no país cresceram 0,7% em agosto ante julho, para US$ 618,7 bilhões, segundo dados com ajustes sazonais divulgados pelo Departamento do Comércio. O resultado surpreendeu analistas consultados pela Refinitiv, que previam queda de 0,8%.

Conheça o plano de ação da XP para você transformar os desafios de 2022 em oportunidades de investimento.