AO VIVO Acompanhe a Maratona Full Trader e faça da bolsa sua nova fonte de renda

Acompanhe a Maratona Full Trader e faça da bolsa sua nova fonte de renda

Renda fixa

Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos sobem nesta terça-feira

Investidores monitoraram projeto de lei para permitir a sanção do Orçamento de 2021, CPI da Covid e resultados corporativos referentes ao 1º tri no exterior

SÃO PAULO – Após três sessões em queda, os prêmios oferecidos pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentavam forte alta na tarde desta terça-feira (20), véspera de feriado, com os investidores ainda de olho nas negociações sobre o Orçamento de 2021.

O papel com retorno prefixado e vencimento em 2026 pagava um prêmio anual de 8,58%, ante 8,38% ao ano na tarde de ontem. Da mesma forma, a taxa paga pelo Tesouro Prefixado 2024 subia de 7,82% para 7,99% ao ano.

Entre os papéis indexados à inflação, o título com prazo em 2026 pagava uma taxa de 3,74% ao ano nesta tarde, contra 3,64% anteriormente. Já o juro real pago pelo Tesouro IPCA+ 2045 avançava de 4,06% para 4,18% ao ano.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta terça-feira (20):

Fonte: Tesouro Direto

Orçamento e CPI da Covid

Na agenda doméstica, os investidores monitoraram o debate em torno do Orçamento de 2021, após a Câmara dos Deputados e o Congresso Nacional aprovarem um projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 e traz ajustes, com o aval do governo, para permitir a controversa sanção do Orçamento deste ano.

Em uma votação rápida e simbólica, os senadores aprovaram o Projeto de Lei, que tira programas emergenciais da meta fiscal e também autoriza bloqueio de R$ 9 bilhões em gastos não obrigatórios para compensar despesas obrigatórias que tinham sido subestimadas.

Agora, o texto seguirá para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, abrindo caminho para a sanção do Orçamento, que precisa ocorrer até esta quinta-feira (22).

Ainda no radar político, o senador Otto Alencar (PSD-BA) convocou para o próximo dia 27 de abril a primeira sessão da CPI da Covid. O objetivo é que senadores avaliem as ações do governo federal em relação ao pagamento do auxílio emergencial e outras medidas econômicas para conter a pandemia. Entre os questionamentos, parlamentares querem saber se o valor gasto pelo governo foi suficiente para atender a população vulnerável.

Ambiente internacional

Na cena externa, as atenções recaíram sobre a divulgação de resultados corporativos referentes ao primeiro trimestre deste ano, de companhias como Danone, Kering, Atos e Associated British Foods, na Europa.

PUBLICIDADE

Na China, os mercados reagiram à decisão de manutenção da taxa de juros referencial com vencimento em um ano inalterada, em 3,85%. A taxa de juros com vencimento em cinco anos ficou em 4,65%. Os patamares estão de acordo com a expectativa de analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters.

Ainda na região, o presidente da China, Xi Jinping, pediu nesta terça-feira a rejeição de estruturas de poder hegemônicas na governança global em meio ao agravamento das tensões entre Washington e Pequim em uma gama crescente de assuntos, incluindo abusos de direitos humanos.

Falando no evento anual Fórum de Boao para a Ásia, Xi criticou os esforços de alguns países para “construir barreiras” e se “desacoplar”, o que ele disse que prejudicará outros e não beneficiará ninguém.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.