Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos revertem queda e passam a subir na tarde desta quinta-feira

Desaceleração do IPCA em junho no mercado local e maior aversão ao risco por parte dos investidores no âmbito global marcam a sessão

Bruna Furlani

Publicidade

SÃO PAULO – As taxas pagas pela maioria dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto reverteram a queda vista no início das negociações desta quinta-feira (8) e passaram a subir na atualização da tarde. As atenções dos investidores estão voltadas para a desaceleração apresentada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em junho. Mesmo assim, economistas pedem cautela porque ainda há pressões fortes de alta. O dia também é marcado pela maior aversão ao risco por parte dos investidores globalmente, em meio aos receios quanto ao crescimento econômico nos próximos meses.

Investidores também monitoram pesquisa da XP/Ipespe que mostrou que o presidente Jair Bolsonaro alcançou avaliação negativa de 52%, pior percentual desde o início do mandato.

O prêmio do título prefixado com vencimento em 2024, por exemplo, subia de 8,27% no começo das negociações para 8,35% na atualização após o almoço. Na sessão anterior, o mesmo título pagava 8,31%. Também durante a tarde, a taxa do título com vencimento em 2031 que paga juros semestrais, por sua vez, oferecia rentabilidade de 9,30%, contra 9,26% no início da manhã. Na sessão anterior, o mesmo título oferecia rentabilidade de 9,30%.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Da mesma forma, a taxa do papel prefixado com vencimento em 2026 avança de 8,70% no começo das negociações de hoje para 8,74%, na atualização da tarde. Anteriormente, o mesmo título oferecia um retorno de 8,71%.

Entre os papéis com retornos atrelados à inflação, as taxas também subiam em relação às negociações do começo da manhã, que ofereciam juro real 4,10%. Nas negociações da tarde de hoje, os títulos do tipo Tesouro IPCA+ com vencimentos em 2035 e 2045 pagavam juro real de 4,12%, contra 4,13% nas negociações de ontem.

Já os títulos indexados à inflação com vencimento em 2055 e juros semestrais ofereciam juro real de 4,37% nas negociações da tarde contra juro real de 4,34% no início das negociações. Um dia antes, o mesmo papel pagava juro real de 4,39%.

Continua depois da publicidade

Amanhã, por causa do feriado de 9 de julho que foi antecipado em São Paulo, não haverá negociação na plataforma do Tesouro Direto e nem na B3.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta quinta-feira (8):

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Radar local

Na agenda econômica doméstica, o destaque está nos dados de inflação divulgados hoje pelo IBGE que mostraram que a inflação ficou em 0,53% em junho, na comparação com maio, representando uma desaceleração frente à alta de 0,83% de maio.g

Continua depois da publicidade

Com isso, o indicador acumula alta de 3,77% no ano e 8,35% nos últimos 12 meses. A variação acumulada em 12 meses é a maior desde setembro de 2016 (8,48%). Em junho de 2020, a taxa mensal foi de 0,26%.

O dado ficou levemente abaixo do esperado. De acordo com projeções compiladas pela Refinitiv, a expectativa era de alta de 0,59% na comparação com maio e de 8,40% frente igual período do ano passado.

O maior impacto (0,17 p.p.) para o resultado de junho foi do grupo habitação (1,10%), principalmente, por causa da energia elétrica (1,95%). Embora tenha desacelerado em relação ao mês anterior (5,37%), a conta de luz teve o maior impacto individual no índice do mês (0,09 p.p.).

Publicidade

Em relatório breve enviado a clientes, a avaliação da equipe de macroeconomia da XP é que, ainda que o IPCA tenha surpreendido para baixo, a perspectiva no curto prazo é de avanço da inflação, que seria impulsionado pela alta na eletricidade, no preço de combustíveis e na alimentação em domicílio. Mesmo assim, os analistas mantiveram a projeção para o IPCA neste ano em 6,4%.

Outras casas também pediram cautela na avaliação de que a inflação medida pelo IPCA teria recuado. Na opinião de Albertos Ramos, economista do Goldman Sachs, a expectativa é que a inflação reacelere em julho, impulsionada por outra rodada de aumentos nos preços de combustível e da eletricidade, além do impacto de condições climáticas adversas (geadas) sobre alimentos perecíveis, devendo chegar a cerca de 9% no comparativo anual em agosto.

Ele também citou que a disseminação intensa e gradual das pressões inflacionárias e de custo, junto com a performance mais resiliente da economia e da confiança do consumidor, além de estímulos fiscais devem fazer com que Banco Central continue o processo de normalização dos juros até o patamar considerado neutro até o fim do ano.

Continua depois da publicidade

No cenário político, os destaques do dia estão na CPI da Covid, que ouve a ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde Franciele Fantinato e no projeto que debate os “supersalários”

Ontem, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o projeto de lei que trata dos “supersalários” no serviço público. Já a votação do mérito do texto ficou para a próxima semana.

O PL 6.726/2016 regulamenta os tipos de pagamentos que podem ficar de fora do teto do funcionalismo público, aplicado a servidores civis e militares, magistrados e detentores de mandato. Com isso, as parcelas recebidas fora desses grupos, somadas, não poderão ultrapassar o limite estabelecido pela Constituição Federal, de R$ 39,2 mil mensais.

Publicidade

Na prática, o projeto está parado na Câmara dos Deputados há cerca de quatro anos e foi retomado a pedido de líderes partidários, que querem que ele seja votado antes da proposta de reforma administrativa apresentada pelo governo federal no ano passado.

Ainda no cenário local, investidores monitoram a nota divulgada pelos presidentes de sete partidos (Cidadania, Democratas, MDB, Novo, Podemos, PSDB e PV) que manifesta posição contrária ao que entenderam como “aumentos de impostos que está proposto na reforma tributária encaminhada pelo governo Bolsonaro”.

“Esses partidos trabalharão unidos com o objetivo de impedir o aumento de tributos para o povo brasileiro, prejudicando pequenas empresas e a geração de empregos, principalmente neste momento ainda delicado de pandemia”, continua o texto.

Juntas, as siglas somam 123 deputados federais e 39 senadores – o equivalente a 24% do total de assentos da Câmara dos Deputados e 48% do Senado Federal.

Cenário internacional

No radar internacional, as bolsas operam em queda com o maior pessimismo sobre o ritmo de recuperação da economia global com o avanço da variante delta do coronavírus, levando países da Ásia a retomarem medidas de restrição.

Nos Estados Unidos, o destaque fica por conta de dados do mercado de trabalho. Segundo o Departamento do Trabalho americano, o número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos na semana encerrada em 3 de julho aumentou para 373 mil, levando em conta ajustes sazonais.

Analistas consultados pela Refinitiv projetavam um número de 350 mil pedidos. Esse indicador é divulgado com uma semana de atraso.

O Departamento do Trabalho americano também informou que o nível de pedidos da semana anterior foi revisado para cima em 7 mil, de 364 mil para 371 mil.

Os números de empregos são acompanhados juntamente com as informações que saíram ontem da ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. No documento divulgado ontem, vários membros mencionaram que aguardam que as condições para começar a reduzir o ritmo de compras de ativos serão atendidas antes do que tinham antecipado em reuniões anteriores. Essa opinião já havia sido informada no comunicado da reunião passada.

Já o Banco Central Europeu (BCE) estabeleceu nesta quinta uma nova meta de inflação. Em uma decisão amplamente esperada, o BCE fixou sua meta de inflação em 2% no médio prazo, abandonando uma formulação anterior que almejava inflação “abaixo, mas perto de 2%”, o que deu a impressão de que a autoridade monetária estava mais preocupada com o aumento dos preços acima de sua meta do que abaixo dela.

Quer trabalhar como assessor de investimentos? Entre no setor que paga as melhores remunerações de 2021. Inscreva-se no curso gratuito “Carreira no Mercado Financeiro”.