Tesouro Direto: taxas do IPCA+ caem e de prefixados sobem com Focus e sucessão no BC

Retorno dos papéis de inflação se distancia do pico da semana passada; mercado repercute projeção de inflação mais alta e possível nomeação de Galípolo para o BC em agosto

Equipe InfoMoney

Publicidade

Os títulos do Tesouro Direto operam em direções mistas nesta segunda-feira (8), em meio a repercussões de novas projeções de inflação segundo o Boletim Focus e da sucessão no Banco Central.

Invista no Tesouro Direto com a XP. Facilidade, segurança e liquidez. Abra sua conta! 

Destaque para o retorno do Tesouro IPCA+ 2035, que cede para 6,28%, o menor valor em duas semanas, na quarta sessão seguida de queda em meio a expectativas mais negativas para o IPCA, premiando o investidor que pegou as altas remunerações vistas na semana passada (entenda a marcação a mercado).

Continua depois da publicidade

Segundo respondentes do Focus, a estimativa para o índice para este ano passou de 4,0 para 4,02%, na nona semana seguida de alta, enquanto a previsão para a inflação de 2025 avançou de 3,87% para 3,88%, na décima subida em sequência.

O título mais curto do IPCA+, com vencimento em 2029, tem estabilidade nas taxas, a 6,36%, já o mais longo, para 2045, recua para 6,33%, ligeiramente abaixo dos 6,36% de sexta-feira (5), e 0,20 ponto percentual a menos que os 6,53% da última terça-feira (1).

O alívio nas taxas dos títulos de inflação ocorre após o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, afirmar, no fim de semana, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá nomear o diretor Gabriel Galípolo para a presidência do BC em agosto.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, os papéis prefixados passam por movimento inverso. A taxa do título de 2027 avança de 11,54% ao ano na sexta para 11,65% hoje. Alta mais tímida no vencimento de 2031, que vai a 12,18%, 0,05 ponto a mais que no fechamento da semana passada.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta segunda-feira (8), na atualização de 11h55:

(Reprodução/Tesouro Direto)