Renda fixa

Tesouro Direto: prêmios de títulos públicos têm alta nesta quarta-feira

Investidores monitoraram dados de inflação ao redor do mundo, além de CPI da Covid e noticiário político no Brasil

Por  Mariana Zonta d'Ávila -

SÃO PAULO – As taxas oferecidas pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentavam alta na tarde desta quarta-feira (19), com os investidores de olho em dados de inflação ao redor do mundo e com um noticiário político doméstico movimentado.

O Tesouro Prefixado com vencimento em 2024 pagava uma taxa anual de 8,38%, ante 8,29% ao ano na tarde de terça-feira (18). Da mesma forma, o juro pago pelo Tesouro Prefixado 2026 subia de 8,81% para 8,90% ao ano.

Entre os títulos atrelados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2035 oferecia um prêmio anual de 4,27% nesta tarde, ante 4,22% a.a. anteriormente, enquanto a taxa do Tesouro IPCA+ 2026 subia de 3,55% para 3,57% ao ano.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta quarta-feira (19):

Fonte: Tesouro Direto

Alta da inflação

Na cena externa, investidores monitoraram a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve, o banco central americano, que reforçou o discurso de que os impactos no preços vistos recentemente devem ser transitórios.

Alguns diretores, contudo, comentaram que discussões sobre mudanças nas compras de ativos podem ser feitas em breve.

Segundo o documento, integrantes do Comitê disseram que esperavam que a demanda crescente por conta da reabertura combinada com problemas da cadeia de abastecimento poderiam empurrar os preços acima da meta de inflação de 2% do Fed. “Após o desaparecimento dos efeitos transitórios desses fatores, os participantes geralmente esperavam que a inflação medida diminuísse”, diz a ata.

Mercados também acompanharam com atenção os dados sobre inflação no Reino Unido em meio à reabertura da economia, que até 16 de maio havia vacinado 54% de sua população, de acordo com dados oficiais compilados pelo site Our World in Data.

Leia também:
Veterana em renda fixa recomenda cautela em apostas de inflação

Segundo o Escritório para Estatísticas Nacionais, os preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido subiram 1,5% em abril na base de comparação anual, exatamente o dobro da taxa verificada em março.

Já na Zona do Euro, o Índice de Preços ao Consumidor teve alta de 1,6% em abril na comparação anual, em linha com o esperado pelos economistas consultados pelo The Wall Street Journal.

CPI da Pandemia e PF

No Brasil, a Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira investigação para apurar suspeita de crimes de corrupção e facilitação de contrabando praticados por agentes públicos e empresários do setor madeireiro, tendo como um dos alvos o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A PF informou em nota que cumpre 35 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Pará e Distrito Federal, e que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o afastamento preventivo de dez autoridades do ministério e do Ibama.

No noticiário de coronavírus, a CPI da Covid no Senado ouviu ontem o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, que negou que sua atuação tenha trazido qualquer “percalço” à obtenção de vacinas, principalmente em relação à China.

Ele admitiu, contudo, que o Itamaraty editou notas oficiais apontando “comportamentos inadequados” por parte do embaixador da China no Brasil. Saiba mais aqui.

Hoje, as atenções ainda recaem sobre o depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, o general poderá permanecer em silêncio sempre que entender que as perguntas podem levá-lo ao risco de produzir provas contra si.

A expectativa é de que Pazuello seja questionado sobre a demora do governo em reagir a propostas de vendas de vacinas. Senadores também devem questionar a promoção feita pela pasta da cloroquina, remédio usado no tratamento da malária cuja eficácia para a Covid não foi cientificamente comprovada.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe