Renda fixa

Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos sobem com commodities e pressão inflacionária; prefixados pagam até 12,03%

Juros futuros chegaram a sinalizar uma Selic de 13,5% ao ano; carrego estatístico do PIB agradou o mercado

Por  Bruna Furlani, Katherine Rivas -

As taxas dos títulos públicos sobem na tarde desta sexta-feira (4), acompanhando o avanço das commodities que pressionam ainda mais a inflação e pode exigir posturas mais duras do Banco Central.

As taxas futuras já sinalizaram nesta semana que a Selic pode chegar a 13,5% ao ano- nível bem acima do esperado pelo mercado –  por causa da pressão inflacionária e incertezas na política monetária brasileira.

Segundo Bruno Martins, gestor de renda fixa da Warren, o conflito entre Rússia e Ucrânia gera receio sobre a espiral inflacionária, que pode ocorrer em caso de maiores sanções econômicas contra a Rússia, um player importante no mercado de commodities.

“O aumento de incerteza frente a possíveis acontecimentos no final de semana leva os agentes de mercado a reduzir posições arriscadas”, aponta.

Desta forma as curvas de juros apresentam forte abertura nas taxas. Martins também destaca o ataque a maior planta de energia nuclear da Europa, a Zaporiyia, pelo exército russo, que acabou aumentando a incerteza a nível global.

O dia também foi marcado por alguns indicadores econômicos, entre estes a apresentação do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB), que avançou 4,6% em 2021 e 0,5% no quarto trimestre de 2021, valor que ficou acima do esperado.

Destaque também para os dados do relatório de emprego (payroll) de fevereiro dos Estados Unidos, com a taxa de desemprego em 3,8%, abaixo dos 4% apresentados em janeiro.

Dentro do Tesouro Direto, o título prefixado de curto prazo avançava 25 pontos-base, com uma rentabilidade anual superior aos títulos de longo prazo. Tal movimento é contraintuitivo, já que papéis de prazo mais longo tendem a pagar juros mais elevados porque costumam ser mais sensíveis ao risco.

O Tesouro Prefixado 2025 entregava na última atualização desta sexta-feira uma rentabilidade anual de 12,03%, superior aos 11,78% vistos ontem.

Enquanto o Tesouro Prefixado 2029 e o Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, apresentavam um retorno anual de 11,81% e 11,84% nesta sexta-feira, acima dos 11,70% e 11,72% da sessão anterior.

Nos títulos atrelados à inflação, destaque para o Tesouro IPCA+ 2026 que tinha uma rentabilidade real de 5,61% às 15h23, acima dos 5,51% registrados ontem. Os outros títulos atrelados ao IPCA apresentavam estabilidade.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na tarde desta sexta-feira (4): 

Radar externo

Ainda entre os desdobramentos da guerra, a Rússia recomendou que fabricantes de fertilizantes interrompam exportações

A recomendação foi feita pelo Ministério da Indústria e Comércio do país, segundo reportou a agência de notícias Interfax. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro foi à Rússia e destacou como principal acerto com o Brasil a fabricação e negociação de fertilizantes. Quase um quarto de todos os fertilizantes usados no Brasil vêm da Rússia.

Ainda durante o final de semana é esperado um novo encontro entre Rússia e Ucrânia.  Em conversa por telefone com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, avisou nesta sexta-feira (4) que a terceira rodada de negociações será no fim de semana, mas sem especificar a data e o horário exatos.

Durante a ligação, que levou cerca de uma hora, Scholz pediu para Putin “suspender as hostilidades” contra a Ucrânia e se disse “muito preocupado” com o desenrolar da guerra. Na última quinta (4), o líder russo já havia conversado por uma hora e meia com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Payroll

A taxa de desemprego dos Estados Unidos foi para 3,8%, ante 4% em janeiro, a projeção do mercado era de que a taxa fosse para 3,9% em fevereiro.

O crescimento do emprego foi generalizado, liderado por ganhos em lazer e hospitalidade, serviços empresariais, saúde e construção.

Por outro lado, não houve avanço da média de ganhos na base mensal, ante expectativa da Refinitiv de alta de 0,5% o que, conforme destaca a CNBC, pode ser um sinal de desaceleração da inflação.

Já o número de horas trabalhadas passou para 34,7, ante estimativa de 34,6 horas.

PIB

Na agenda econômica brasileira, agentes financeiros repercutem os dados do PIB, que registrou alta de 0,5% no quarto trimestre de 2021 na comparação com o terceiro trimestre. Assim, a atividade econômica nacional fechou o ano passado com alta de 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. Tal avanço recuperou as perdas de 2020, quando a economia brasileira encolheu 3,9% devido à pandemia. Os números foram apresentados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado do quarto trimestre foi acima do esperado. A expectativa, segundo projeções da Refinitiv, era de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro tivesse crescimento de 0,1% no quarto trimestre de 2021 na comparação com os três meses anteriores. Já em relação ao mesmo período de 2020, a alta foi de 1,6%, também acima dos 1,1% previstos pelo mercado.

O crescimento da economia foi puxado em 2021 pelas altas nos serviços (4,7%) e na indústria (4,5%), que juntos representam 90% do PIB do país. Já a agropecuária, que havia crescido em 2020, recuou 0,2% no ano passado, em decorrência da estiagem prolongada e de geadas.

Segundo o IBGE, todos os componentes da demanda interna também cresceram em 2021. O consumo das famílias avançou 3,6% e o do governo subiu 2,0%. Os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) avançaram 17,2%. Ao mesmo tempo, as importações registraram alta de 12,4% e as exportações subiram 5,8%.

Visão dos economistas

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no quarto trimestre de 2021 surpreendeu por melhorar o “carrego estatístico” para 2022, apontam economistas consultados pelo InfoMoney.

O “carrego estatístico” é quando o resultado de um trimestre causa um impacto positivo nos seguintes (assumindo taxas de variação nulas ao longo de ano). O efeito de “carrego estatístico” para 2022 é de 0,3 ponto percentual.

Thaís Zara, economista sênior da LCA Consultores, diz que esse “carrego” positivo e “os dados um pouco mais positivos em janeiro e fevereiro” podem melhorar o PIB de 2022, apesar da guerra na Ucrânia e suas consequências (a casa tem uma previsão de alta de 0,7%, acima da média do mercado). “Nossa previsão é de 0,7%, mas vemos possíveis revisões pra cima”.

Rodolfo Margato, economista da XP, também calcula um carrego estatístico de 0,3 ponto percentual para o ano, mas é mais cauteloso. A expectativa é de uma alta de 0,4% do PIB no primeiro trimestre, mas diz “a economia brasileira deverá enfraquecer nos próximos trimestres, refletindo fatores como aperto da política monetária, níveis de renda deprimidos e elevação das incertezas no ambiente econômico global”. “Portanto, mantemos uma postura cautelosa a respeito das perspectivas de crescimento econômico. Projetamos estabilidade para o PIB de 2022”, aponta a análise da XP sobre o resultado.

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe