Renda fixa

Tesouro Direto: com crescimento das tensões entre Rússia e Ucrânia, taxas dos títulos públicos avançam e prefixados oferecem até 11,74%

Retorno real de papéis atrelados à inflação também sobe e chega a 5,69% ao ano

Por  Bruna Furlani, Katherine Rivas -

As taxas dos títulos públicos do Tesouro Direto passaram por uma nova atualização na tarde desta sexta-feira (11) com o crescimento do movimento de aversão a risco no mundo em função da piora das tensões entre Rússia e Ucrânia. Às 17h20, a alta era mais expressiva entre papéis prefixados de curto prazo.

Na atualização extra, o Tesouro Prefixado 2024 entregava uma rentabilidade anual de 11,74%, superior aos 11,54% vistos ontem. Já o Tesouro Prefixado 2026 e o Tesouro Prefixado 2031, com pagamento de juros semestrais, apresentavam uma rentabilidade de 11,36% e de 11,54%, respectivamente, acima dos 11,25% e 11,47%, vistos na quinta-feira (10).

Nos títulos atrelados à inflação, a alta maior também ocorria entre as taxas de curto prazo. Às 17h20, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia uma rentabilidade real de 5,35%, acima da entregue na sessão anterior de 5,30%.

Atenção ainda para os títulos com vencimento em 2030 e 2040 com juros semestrais, que seguiam com as negociações suspensas porque o pagamento de cupom ocorre na próxima terça-feira (15).

Por regra do Tesouro Direto, o investimento em títulos que oferecem cupons de juros é suspenso quatro dias úteis antes da data do pagamento. Da mesma forma, há mudanças nos resgates, que são interrompidos dois dias úteis antes do pagamento do cupom.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na tarde desta sexta-feira (11): 

Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Rússia e Ucrânia

O destaque da cena internacional está nas tensões entre Rússia e Ucrânia. Jake Sullivan, assessor de segurança nacional da Casa Branca, disse nesta sexta-feira que a Rússia agora tem forças suficientes para realizar uma grande operação militar contra a Ucrânia e um ataque destinado a tomar grande parte do país pode começar “a qualquer momento”.

Falando em um briefing da Casa Branca sem listar evidências específicas, Sullivan disse que qualquer norte-americano que ainda esteja na Ucrânia deve partir nas próximas 24 a 48 horas. Ele disse que uma invasão russa poderia começar com um ataque aéreo que dificultaria as partidas.

Sullivan disse que a inteligência dos EUA acredita que o presidente russo, Vladimir Putin, pode ordenar uma invasão antes do final dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, em 20 de fevereiro, e que um ataque rápido à capital da Ucrânia, Kiev, é uma possibilidade.

IBC-Br e previsões do mercado

divulgação do IBC-Br de dezembro nesta sexta-feira (11) conclui a agenda de indicadores econômicos referentes a 2021 e dá pistas de qual pode ser a variação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, tanto do quarto trimestre quanto o anual. Além disso, indica em qual ritmo os setores podem ter começado o ano de 2022.

Para Luca Mercadante, economista da Rio Bravo, o IBC-Br continuou a indicar um resultado positivo, refletindo a reabertura da economia. O resultado veio em linha com os últimos indicadores econômicos do quarto trimestre. Mas a previsão para o começo deste ano é de desaceleração.

“A divulgação de dezembro não altera as perspectivas para o início do ano e ainda antevemos uma atividade desacelerando nos primeiros meses de 2022. Com esse resultado, esperamos que o PIB cresça 4,5% em 2021. Para 2022 mantemos nossa projeção em -0,2%”, escreveu Mercadante.

A XP projetava um avanço de 0,6% no IBC-Br de dezembro em relação a novembro e de 1,2%, comparando com dezembro de 2020. “Em linhas gerais, a recuperação do setor de serviços (sobretudo dos serviços prestados às famílias) compensou, no último trimestre, o fraco desempenho do comércio, da indústria e da construção civil”, avalia o economista Rodolfo Margato.

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe