Tesouro Direto: taxas se recuperam e sobem após forte queda na véspera com votações na Câmara em foco

Mercado está de olho nas votações da MP das subvenções e da reforma tributária

Leonardo Guimarães

O plenário da Câmara dos Deputados durante sessão Deliberativa Extraordinária (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Publicidade

Após forte queda na véspera, as taxas dos títulos públicos se recuperam nesta sexta-feira (15). No cenário local, o foco dos investidores está na Câmara dos Deputados, que deve votar hoje a reforma tributária.

Ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira, passou o dia reunido com lideranças da Câmara e do Senado, em busca de acordo para a votação da reforma. “Hoje terminamos os ajustes para votar a tributária amanhã de maneira virtual’, disse Lira.

A Câmara também vota hoje a MP (Medida Provisória) que muda as regras de subvenções do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A MP tem impacto estimado em R$ 35 bilhões em 2024.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No exterior, a China informou que a produção industrial em novembro expandiu ao ritmo mais rápido desde fevereiro do ano passado, mas o crescimento das vendas no varejo ficou aquém das expectativas – um sinal de que a segunda maior economia do mundo segue atravessando uma recuperação irregular.

No Tesouro Direto, o Tesouro Prefixado 2026 pagava 9,74% ao ano na primeira atualização dia, às 9h19, ante taxa de 9,70% ontem. O juro do Tesouro Prefixado 2029 subia de 10,30% para 10,33%, enquanto o do prefixado para 2033 seguia estável em 10,65%.

Nos títulos de inflação, a rentabilidade real do Tesouro IPCA+ 2045 avançava de 5,54% para 5,58%. Já a do Tesouro IPCA+ 2055 subia de 5,53% para 5,55%. O título mais curto, com vencimento em 2029, pagava 5,28% ao ano ante taxa de 5,25% na véspera.

Continua depois da publicidade

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta sexta-feira (15):