Tesouro Direto: taxas caem e títulos de inflação pagam até 5,75% após divulgação do PIB

Inflação ao consumidor na zona do euro também está no radar dos investidores na primeira sessão do mês

Leonardo Guimarães

Publicidade

Os títulos do Tesouro Direto oferecem taxa menor nesta sexta-feira (1) na comparação com a sessão anterior. O mercado repercute o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2023, indicador da indústria local e dados de inflação na Europa. 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje que o PIB do Brasil ficou estável (0,0%) no quarto trimestre do ano passado ante o trimestre anterior. Na comparação com o mesmo trimestre de 2022, houve alta de 2,2%. Com o resultado, a economia brasileira fechou 2023 com expansão de 2,9%. 

O número trimestral veio abaixo do consenso LSEG de analistas, que projetava alta de 0,1% ante o terceiro trimestre do ano passado. Já a variação ante o quarto trimestre de 2022 veio em linha com o esperado. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda na manhã de hoje, a S&P Global divulgou que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil avançou de 52,8 em janeiro para 54,1 em fevereiro e atingiu assim o maior patamar em 20 meses. O valor principal também ficou bem acima da média de longo prazo do indicador, de 50,6.

Na zona do euro, a inflação ao consumidor perdeu força em fevereiro e avançou 2,6% ante variação de 2,8% no mês anterior. O número veio acima da expectativa de 2,5% do consenso LSEG e foram divulgados hoje pela Eurostat. O indicador levemente acima do esperado reforça a necessidade de manutenção dos juros em níveis recordes antes do início do afrouxamento monetário no bloco. 

No Tesouro Direto, o título de inflação com vencimento em 2029 pagava 5,51% na primeira atualização do dia, às 9h29, ante 5,56% na sessão de ontem. O Tesouro IPCA+ 2045 pagava 5,75% ante 5,78% na véspera. 

Continua depois da publicidade

Já o Tesouro Prefixado 2027 entregava rentabilidade anual de 10,00% contra 10,12% ontem. A taxa do prefixado para 2031 recuava de 10,90% para 10,79%. 

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta sexta-feira (1):