MarketWatch

“Tem que abrir a mente”, diz homem que ensina a se aposentar aos 30

Blogueiro que se aposentou aos 30 afirma que é a hora de repensar os gastos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A ideia de se aposentar cedo é vista como algo inatingível para muitos – algumas pesquisas sugerem que boa parte das pessoas está convencida de que nem mesmo conseguirá se aposentar. Mas e se poupar para a aposentadoria não fosse um obstáculo como a maioria pensa? 

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

A aposentadoria (às vezes precoce) é parte do apelo de um popular blog de finanças pessoais chamado “Mr. Money Mustache”, escrito por um homem de 39 anos chamado Pete (ele não divulga o sobrenome para preservar sua família). O blogueiro se aposentou aos 30 anos, junto com sua esposa e as receitas de seus investimentos suporta seu estilo de vida. 

Em entrevista à  colunista do site MarketWatch, Andrea Coombes, ele conta como conseguiu: eles vivem com muito pouco para uma família de três pessoas: cerca de US$ 25 mil por ano. A família possui carro, mas usam mais a bicicleta. Jantar fora é um luxo ocasional. E compras? Melhor evitar. A filosofia do casal é aproveitar a vida com menos.

Confira parte da entrevista concedida por Pete para o site MarketWatch:

MarketWatch: Quantos anos você tinha quando decidiu se aposentar mais cedo e quanto tempo demorou para alcançar seu objetivo?

Pete: Foi gradual. Eu trouxe alguns instintos frugais comigo, desde a infância, então sempre poupei algum dinheiro ao invés de gastar tudo. Minha esposa também sempre foi racional nos gastos desde que nos conhecemos. Eu me formei em 1997, nós nos casamos e, após anos de trabalho, começamos a ter algum caixa proveniente de nossos investimentos e pensamos se havia algo útil que poderíamos fazer com ele.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Por volta de 2002, decidimos ser pais e pensamos que seria ótimo se pudéssemos nos aposentar antes que qualquer criança viesse. Isso realmente aumentou nossa motivação para gastar menos e investir mais. No final de 2005, nossas economias já eram suficientes para gerar renda passiva, que poderia nos sustentar para sempre. Então saímos de nossos empregos regulares e agora temos um incrível garoto de oito anos.

PUBLICIDADE

MW: O quão importante é para as pessoas fazerem um plano de aposentadoria?

Pete: Não importa se o plano para a aposentadoria vai estar no papel, se será falado ou apenas pensado. Mas encorajo pessoas para abrirem suas mentes sobre o quão real e possível uma aposentadoria precoce pode ser. Não é um conceito vago e distante como “algum dia”, “nunca” ou “quando eu tiver 65”. A aposentadoria (ou independência financeira) simplesmente significa que você deve ter suas despesas cobertas por receita não advinda de trabalho. No pior caso, isso requer 25 a 30 vezes de seus gastos anuais em investimentos.