Renda fixa

Taxas de títulos do Tesouro Direto viram para alta nesta quinta-feira

Mercados repercutiram vitória de Biden e eleição no Senado dos EUA; cena política e vacinas foram destaque no Brasil

(Shutterstock)

SÃO PAULO – Após a confusão no Congresso dos EUA na véspera, que não impediu a confirmação formal pelo Congresso americano de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, as taxas pagas pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto operavam em alta na tarde desta quinta-feira (7).

O Tesouro IPCA+ com vencimento em 2026 pagava uma taxa anual de 2,53%, ante 2,50% ontem.

A taxa oferecida pelo mesmo papel com vencimento em 2035, por sua vez, era de 3,53% ao ano, contra 3,52% anteriormente.

Leia também:
Renda fixa em 2021: como investir em ano com alta de juros, inflação e temor fiscal?

Entre os títulos prefixados, o prêmio do papel com vencimento em 2023 era de 4,69% nesta tarde, ante 4,60% na véspera, enquanto o Tesouro Prefixado 2026 pagava uma taxa anual de 6,80%, contra 6,62% na última sessão.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta quinta-feira (7):

Fonte: Tesouro Direto

Biden eleito e Senado democrata

Entre os destaques do dia, os mercados repercutiram a confirmação pelo Congresso dos Estados Unidos da eleição de Joe Biden.

Isso após manifestantes a favor do atual presidente Donald Trump terem entrado em confronto com a polícia e invadido o Capitólio, prédio do Legislativo americano, o que interrompeu temporariamente o processo de confirmação. Quatro pessoas morreram durante a confusão.

Após a confirmação de Biden como presidente, o assessor de Trump para redes sociais, Dan Scavino, tuitou uma declaração de que o presidente em exercício afirmou que, apesar de “discordar totalmente do resultado da eleição haverá uma transição harmoniosa em 20 de janeiro”.

PUBLICIDADE

Também na quarta-feira (6), a imprensa confirmou a eleição de dois senadores democratas pelo estado da Geórgia, o que deve garantir ao partido de Biden o controle do Senado, em adição à Câmara.

Essa “Onda Azul” é vista no mercado como algo que deverá ter como consequência o aumento do gasto público em estímulos e medidas contra o monopólio das empresas de tecnologia.

Disputa pela Câmara

No Brasil, as atenções recaíram sobre a disputa para a presidência da Câmara dos Deputados, com o lançamento oficial da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP).

Em seu discurso, Rossi fez uma defesa “intransigente” da democracia, da rejeição da submissão ao Poder Executivo e favorável à prorrogação do auxílio emergencial em meio à pandemia de coronavírus.

O deputado do MDB defendeu que é preciso ter projetos para que a economia brasileira volte a se desenvolver, e disse que deseja a retomada da agenda de reformas, citando a tributária.

Também no radar esteve a corrida pelas vacinas contra a Covid-19. Hoje, representantes do Instituto Butantan e do governo de São Paulo devem apresentar os dados sobre a eficácia dos testes clínicos da CoronaVac no Brasil para registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ontem, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, realizou um pronunciamento em rede nacional de televisão, em que afirmou que a vacinação federal contra a Covid-19 também se iniciará em janeiro, e que o país exportará uma vacina.

Quer migrar para uma das profissões mais bem remuneradas do país e ter a chance de trabalhar na rede da XP Inc.? Clique aqui e assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro!

PUBLICIDADE