Quer se aposentar antes dos 40? Veja 13 conselhos de quem já conseguiu

Fazendo as escolhas certas e gastando com sabedoria, você também pode se aposentar mais cedo

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Ao contrário do que muitos acreditam, você não precisa ganhar na loteria ou ter muita sorte na Bolsa para se aposentar mais cedo. Este sonho pode ser realizado com um planejamento muito bem feito. Confira uma lista do Business Insider de 13 estratégias utilizadas por pessoas que se aposentaram antes dos 40 e que podem te ajudar a sair do seu emprego mais cedo também:

Pense no dinheiro como algo a ser investido

Peter Adeney, conhecido como “Mr. Money Mustache” chamou a atenção quando anunciou que se aposentaria em 2005 aos 30 anos. A proposta que parecia impossível, só se tornou realidade, porque sua determinação e seu hábito de pensar no dinheiro como algo a ser investido ao invés de gasto, o permitiu reservar dois terços do seu salário e do de sua esposa.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Receber um aumento ou ter uma quantia extra no final do mês pode significar diversas compras no shopping para algumas pessoas, mas para Mr. Money Mustache é uma oportunidade de investir ainda mais, evitando possíveis tentações de consumismo. “Eu gosto de manter todo o meu dinheiro aplicado, e caso eu receba uma quantia extra, não vou pensar em algo que poderia comprar com ela, mas em como colocá-la para trabalhar novamente. Uma forma de se fazer isso é realocando esse dinheiro em fundos de índice”, escreve em seu blog.

Aumente a sua renda

“Se tornar financeiramente independente requer o acúmulo de grande capital, uma tarefa que se torna muito mais fácil quando o seu salário é mais elevado”, explica Jacobson e sua esposa Tseng do blog Go Curry Cracker!, que se comprometeram a poupar 70% de suas rendas mensais por 10 anos para poderem se aposentar com tranquilidade aos 30.

Continua depois da publicidade

Por mais que uma quantia de seis dígitos seja favorável, não é essencial para se aposentar mais cedo: “Para aqueles que não fizeram faculdade, ou então, que são formados em algo que não garante altos salários, o tempo fora do trabalho pode ser utilizado de forma produtiva com atividades extras. Não importa o caminho você escolha, basta ter dedicação e vontade no que faz para que sua riqueza cresça ao longo do tempo. Além disso, priorizar os investimentos em detrimento de gastos supérfluos contribui para um rápido crescimento do patrimônio”.

Invista a diferença

Quando você conseguir aumentar a sua renda mensal, você vai querer pôr o máximo de dinheiro possível para trabalhar. Uma das formas mais eficientes de se ganhar mais dinheiro ao longo do tempo, é investindo, e quanto antes você começar, melhor.

“Aprender a investir é provavelmente a habilidade mais valiosa que qualquer um pode aprender”, escrevem Jacobson e Tseng. “O mercado de ações é um dos melhores veículos já criados para aumentar riquezas e é um componente crucial para construir portfólios que mantenham uma aposentadoria estável e tranquila no futuro”.

Procure novas formas de locomoção

Isso pode não fazer parte da realidade de algumas pessoas, mas se possível, substitua o seu carro pelo transporte público, por uma bicicleta ou pelos seus próprios pés.

Jacobson e Tseng estimam terem poupado US$ 835,00 por mês graças à aderência desse novo estilo de vida. “Para mim, era importante que eu não tivesse um carro, então escolhi a minha casa atual em um lugar que houvesse uma linha direta para o trabalho”, escreve Jacobson. “Está funcionando muito bem até o momento”, completa.

Se o carro é um bem indispensável, considere comprar algo que você consiga pagar a fim de evitar altos financiamentos. “Muitas pessoas com a mesma condição financeira ou faixa etária que eu, possuem carros novos e tiveram que financiá-los. Eles nem pensaram em comprar um carro com o dinheiro que realmente possuem. São coisas desse tipo que fazem o seu dinheiro evaporar ao longo de 30, 40 anos”, diz Mr. Mustache. “Se você otimizar todas as áreas da sua vida, para não desperdiçar tanto, consegue cortar seus gastos na metade ou até em 75%”, afirma.

Automatize a contribuição para a sua previdência

Determine a porcentagem do salário que você precisa reservar e investir, de modo a alcançar os seus objetivos financeiros (quanto mais cedo você quiser se aposentar, maior deve ser a sua porcentagem) e automatize a transferência da quantia da sua conta bancária para a previdência, todos os meses. Você nem verá o dinheiro e aprenderá a viver sem ele. “Você só saberá o quanto precisa retirar do seu salário no começo do ano”, escreve Joe Udo, que poupou mais da metade de sua renda e se aposentou aos 38 anos. “Depois que você automatizar essas contribuições, estará seguro para gastar o restante do seu salário”, completa.

Rastreie as suas despesas

Quanto você gasta comendo fora, em assinaturas mensais ou nas pequenas coisas do dia-a-dia? Provavelmente, mais do que você imagina. Se você redirecionar essas pequenas despesas para uma previdência, por exemplo, você pode acumular dinheiro e ele pode crescer com o tempo, graças aos juros compostos. “Escreva todos os seus gastos e os analise”, aconselham Jacobson e Tseng. “Rastreie o seu dinheiro. Eu lhe garanto que você encontrará algo que você não sabia que estava gastando, ou algo que você sinta que não é necessário”.

Estabeleça objetivos claros e específicos

De acordo com Udo, determinar uma data específica é um passo crucial caso seu plano seja se aposentar cedo. “Isso cria um objetivo a ser alcançado, já que a maioria de nós funciona melhor com um prazo final demarcado”.

Ele afirma também, que é necessário criar um plano financeiro para a aposentadoria, ou seja, você precisa sentar e descobrir como que funcionará a sua renda e os seus gastos quando você se aposentar. Isso vai depender, segundo ele, da sua expectativa de estilo de vida para a velhice. Você planeja viajar o mundo, viver uma vida luxuosa ou deixar uma herança para membros da família? Quanto isso vai te custar?

Construa um “pé de meia”

“Pessoas que querem se aposentar antecipadamente devem ter, no mínimo, o valor de um ano de gastos reservado antes de parar de trabalhar”, aconselha Udo. “Eu construí um pé de meia de US$ 50 mil antes de sair do meu trabalho em 2012, e esse dinheiro reserva conferiu maior tranquilidade à minha família e pode ser usado para emergências e imprevistos”.

É bom reforçar, que se a sua aposentadoria fluir do jeito planejado, você não precisa nem tocar nesse dinheiro extra; você pode investi-lo e consequentemente, aumentar ainda mais o seu patrimônio.

Pesquise, compare, analise

Os bloggers “Mr. e Mrs. Frugalwood” poupam cerca de 70% de suas rendas mensais para cumprirem o objetivo de se aposentarem em 2017, aos 33 anos de idade.

Com o hábito de pesquisar metodicamente cada coisa antes de comprá-la, o casal além de poupar centenas de dólares, não tem o stress financeiro que muitos de nós possuem. “Nós observamos, comparamos preços, pesquisamos, procuramos por itens usados, consideramos se é algo realmente necessário ou se conseguimos pegar emprestado e finalmente, realizamos a compra. Desse modo, nós encontramos os melhores produtos com os melhores preços”.

No que diz respeito à compra de casas, o casal visitou mais de 270 propriedades antes de decidir o lugar final em Cambridge, Massachusetts. Eles até fizeram uma extensa pesquisa sobre raças de cães antes de comprar o animal de estimação da família.

Avalie todas as opções

Para ter certeza de que sua família conseguiria viver sem a sua renda, Udo poupou todos os seus salários durante um ano antes de deixar o seu emprego. Esse teste também serviu para ver como a família reagiria com um orçamento mensal reajustado.

Udo sugere que as pessoas tenham um plano de backup caso a estratégia inicial não funcione como programada. “Trabalhe em um plano B e até C. Se o seu planejamento financeiro não funcionar, o que você vai fazer? Você pode voltar a trabalhar, cortar gastos, mudar para uma cidade com menor custo de vida ou dividir o apartamento. Há muitas opções, mas você precisa tê-las em mente antes de tudo”, diz.

Gaste mais com bens duráveis

Soa estranho falar em compras que te pouparão dinheiro no futuro, mas essa é uma técnica que os maiores economizadores utilizam. Eles não apenas compram coisas, como investem em ferramentas e serviços que, ao longo do tempo, podem significar grandes economias. Um exemplo disso são os produtos que apesar de mais caros, duram mais, evitando que você tenha que comprar o mesmo item repetidas vezes. “Nós poderíamos ter alguns itens mais baratos, mas cada compra foi muito bem pensada. Além disso, a maioria desses produtos nos permite evitar gastos no futuro”, escreve Mr. Frugalwood.

Tamanho não é documento

“Viva grande em um espaço pequeno”, recomenda Jacobson e sua esposa Tseng. “Desde a década de 50, o tamanho médio de casas praticamente dobrou. Mais quatros, banheiros e vagas extras na garagem contribuem para um aumento nos custos e para uma maior necessidade de limpeza. Por isso escolhemos morar em um apartamento pequeno que custa um terço do preço de uma casa grande. O dinheiro que economizamos, por sua vez, foi direcionado para os investimentos”.

Encontre prazer em atividades mais baratas e/ou gratuitas

No final das contas, ter uma aposentadoria antecipada é resultado da arte de gastar menos e economizar mais. Aqueles que conseguem poupar com maior facilidade, encontram e aproveitam atividades baratas e muitas vezes, gratuitas, como culinária, caminhadas, leituras e eventos na faixa oferecidos pela própria cidade.

“Claro que eu gosto de gastar dinheiro. Eu gosto de comer fora, de viajar e de me divertir como qualquer outra pessoa, mas acho que encontrei o segredo para gastar menos dinheiro. Você precisa aprender a aproveitar as opções baratas e gratuitas. Há muitas coisas de graça que você pode fazer, então não é necessário gastar tanto dinheiro para se divertir. Gastar dinheiro por diversão de vez em quando é bom, mas não deve ser uma rotina”, escreve Udo.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação