Conheça os 5 segredos de aposentados de sucesso

Colunista do site MarketWatch afirma que o aposentado não deve emprestar dinheiro para qualquer um

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Como um planejador financeiro para aposentadoria, o colunista Dennis Miller, do site MarketWatch, passou horas estudando hábitos compartilhados por aposentados de sucesso e listou 5 para os leitores. Confira:

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

1 – Você não é o banco da família
Todos os pais têm uma responsabilidade básica: preparar seus filhos para se sustentar, emocionalmente e financeiramente. Aposentados podem ser os membros mais ricos entre os familiares. Se um familiar precisar de dinheiro, deixe ele ou ela tomar emprestado em outro lugar. Os recursos acumulados devem durar o resto de sua vida, afirma o colunista.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A melhor forma de lembrar sua família e você mesmo desse fato é simplesmente dizer “não”. Claro que acidentes podem acontecer, e há momentos em que é realmente necessário ajudar familiares, mas para cada catástrofe inevitável há dúzias de parentes querendo dinheiro.

2 – Gerencie seu próprio fundo de pensão
Independência é a verdadeira meta da aposentadoria. Isso significa ouvir especialistas mas também saber como tomar boas decisões financeiras sozinho. Existe muito para aprender, mas a informação está disponível, afirma Dennis Miller.

3 – Maximize suas contribuições e não mexa no dinheiro
Nos EUA, apenas 10% das pessoas que possuem planos de previdências corporativos, em que a empresa contribui com uma parte dos aportes, maximizam suas contribuições e . Seja parte desses 10%, alerta o colunista. Existem reais benefícios para contribuir para seu plano de previdência e é um erro deixar de fazer isso.

Continua depois da publicidade

Além disso, você deve se lembrar dos benefícios fiscais e da importância de não mexer no dinheiro da previdência. “Uma vez que você tocar nesses recursos, fica mais fácil fazer novamente”, lembra o colunista.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

4 – Dívida é igual à servidão eterna
Independência é algo muito difícil de se alcançar quando há pouco dinheiro. E não se engane: se você tiver um milhão de dólares em sua corretora e uma hipoteca de um milhão, você está “quebrado”, lembra o colunista.

Por isso, ele aconselha: Esqueça as fórmulas mirabolantes. Quando você parar de acumular dívidas, a criação de riqueza real pode definitivamente começar.

5 – Entre em sincronia com seu parceiro
Durante os anos de trabalho, você troca tempo e expertise por dinheiro. Para a maioria das pessoas, a meta é juntar o suficiente para não trabalhar o dia inteiro para sobreviver. Já durante a aposentadoria, você troca dinheiro para seguir outros interesses.

No entanto, é importante alinhar todos estes interesses com o seu parceiro, já que muitas vezes um não sabe quais são os  sonhos do outro e isso pode causar estresse ou um desalinhamento das finanças. “A aposentadoria não é divertida se apenas um dos cônjuges está vivendo seu sonho. Casais mais felizes falam e planejam como querem gastar o seu tempo muito antes do dia de aposentadoria”, conclui o colunista.