Renda fixa

Prêmios pagos por títulos do Tesouro Direto têm alta nesta sexta-feira

Investidores repercutiram dados de serviços no Brasil e inflação nos EUA, enquanto monitoraram encontro dos países do G7 no Reino Unido

Brazilian currency. Money on the wooden table in one hundred and fifty reais banknotes.
(Rmcarvalho/Getty Images)

SÃO PAULO – Os prêmios pagos pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentavam alta nesta sexta-feira (11), em dia de dados do setor de serviços acima do esperado no Brasil.

O título indexado à inflação com vencimento em 2026 pagava nesta uma taxa anual de 3,52%, contra 3,42% na quinta-feira (11). Da mesma forma, o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+ 2035 subia de 4,08% para 4,13% ao ano.

Entre os títulos com retorno prefixado, o papel com vencimento em 2026 pagava uma taxa de 8,49% ao ano nesta tarde, ante 8,39% anteriormente, enquanto a taxa paga pelo Tesouro Prefixado 2024 avançava de 7,98% para 8,09% ao ano.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta sexta-feira (11):

Fonte: Tesouro Direto

Cena doméstica

Na agenda de indicadores do dia, o volume de serviços no Brasil avançou 0,7% em abril na comparação com março. Já na base de comparação anual, a alta foi de 19,8%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado veio acima do esperado pelos economistas consultados pela Refinitiv, de avanço de 0,6% ante março e alta de 18,2% na comparação com abril de 2020.

Com o resultado, o setor recuperou uma pequena parte da queda registrada em março (-3,1%), mas ainda está 1,5% abaixo do patamar de fevereiro do ano passado, período pré-pandemia.

No acumulado do ano, o setor apresenta crescimento de 3,7% e, em 12 meses, queda de 5,4%.

Ainda entre os destaques, a aceleração da inflação e o crescimento acima do esperado da atividade econômica têm levado economistas a melhorarem suas previsões para a dívida bruta do Brasil, para níveis próximos a 82% do PIB, frente às projeções próximas de 96% feitas ao final de 2020, traz reportagem do jornal Valor Econômico.

PUBLICIDADE

Segundo o jornal, a equipe econômica do governo vem trabalhando com uma estimativa para a dívida pública em torno de 84%. Uma fonte da área econômica ouvida pelo jornal disse avaliar que a manutenção do teto de gastos e o compromisso com a austeridade fiscal estariam contribuindo para o crescimento, arrecadação e indicadores fiscais de forma geral.

No noticiário de coronavírus, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), optou ontem por não comparecer à CPI da Covid, no Senado, após obter um habeas corpus.

Hoje, a CPI ouve os depoimentos da microbiologista Natalia Pasternak, pesquisadora da USP, e do sanitarista Cláudio Maierovitch, ex-presidente da Anvisa e hoje na Fiocruz. Ambos falarão na condição de convidados; eles são defensores da vacina e de medidas restritivas.

Inflação nos EUA

No cenário internacional, depois de um aumento das preocupações entre investidores com dados acima do esperado para a inflação nos Estados Unidos, na maior alta desde 2008, as apostas hoje são de que o dado não é suficiente para que o Federal Reserve (o banco central americano) mude sua política monetária, seja elevando juros ou reduzindo as compras de ativos.

A interpretação foi de que o dado refletiu ajustes de curto prazo provocados pela reabertura da economia depois das medidas de isolamento social para conter a pandemia. Prova disso é que o índice de preços de carros e caminhões teve alta de 7,3% em maio e foi um dos principais responsáveis pelo número alto do dado consolidado.

Levantamento realizado entre economistas pela Reuters indicou ontem que a maioria espera que o Fed anuncie uma redução em seu programa de compra de títulos entre agosto e setembro, com cortes nas aquisições mensais a partir do início de 2022.

Ainda nos Estados Unidos, um grupo bipartidário de senadores afirmou ter chegado nesta quinta-feira, 10, a um acordo sobre uma proposta de infraestrutura que seria paga sem aumento de impostos. Os congressistas apresentarão o plano a outros legisladores e à Casa Branca enquanto tentam chegar a um entendimento sobre o pacote.

Na Europa, estimativa inicial divulgada hoje pelo Escritório para Estatísticas Nacionais indica que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido subiu 2,3% em abril frente ao mês anterior. O órgão afirmou que o patamar se mantém 3,7% abaixo do nível de fevereiro de 2020, anterior à pandemia. Mas está 1,2% acima do primeiro pico de recuperação, em outubro de 2020, antes de uma nova onda de Covid atingir o país.

PUBLICIDADE

Ainda entre os destaques no exterior, o G7 (grupo formado por Alemanha, Canadá, França, Estados Unidos, Itália, Reino Unido e Japão) se encontra nesta sexta-feira em Cornwall, no Reino Unido. O primeiro-ministro Boris Johnson espera que o grupo de democracias liberais ricas concorde em doar 1 bilhão de doses de vacinas contra a Covid a países em desenvolvimento.

Espera-se também que os líderes endossem publicamente a cobrança de um imposto mínimo de 15% sobre empresas, como parte de um acordo mais amplo para atualizar a legislação internacional sobre impostos, levando em conta uma economia mais globalizada e digitalizada.

Analista Wilson Neto apresenta os segredos das 5% das pessoas que são bem sucedidas no day trade. Inscreva-se no curso gratuito Desafio dos 5%.