AO VIVO Acompanhe a Maratona Full Trader e faça da bolsa sua nova fonte de renda

Acompanhe a Maratona Full Trader e faça da bolsa sua nova fonte de renda

Renda fixa

Prêmios de títulos públicos do Tesouro Direto têm alta nesta terça-feira

Investidores monitoraram noticiário político e dados de vendas do varejo, no Brasil, enquanto repercutiram vacinação e inflação nos EUA

SÃO PAULO – As taxas pagas pelos títulos públicos do Tesouro Direto apresentavam alta na tarde desta terça-feira (13), em um cenário de aversão ao risco no exterior e com os investidores de olho no noticiário em Brasília.

O papel com retorno indexado à inflação com vencimento em 2026 pagava uma taxa anual de 3,76%, ante 3,66% na tarde de ontem. Da mesma forma, o juro real pago pelo Tesouro IPCA+2035 subia de 4,07% para 4,16% ao ano.

Entre os papéis com retornos prefixados, o título com juros semestrais e prazo em 2031 pagava uma taxa de 9,53% ao ano nesta tarde, contra 9,44% anteriormente. Já o juro real pago pelo Tesouro Prefixado 2026 avançava de 8,82% para 8,93% ao ano.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta terça-feira (13):

Fonte: Tesouro Direto

Nova PEC e CPI da Covid

No Brasil, o ambiente foi de maior aversão ao risco em meio ao surgimento de uma possível PEC defendida pelo ministro da Economia Paulo Guedes para retirar despesas da pandemia do teto de gastos.

Segundo informou o jornal O Estado de S. Paulo, seriam excluídas da regra fiscal as despesas com saúde, o BEm, o Pronampe, além de medidas tidas como emergenciais de outros ministérios.

Ao todo, a medida permitiria cerca de R$ 35 bilhões em gastos fora do teto e também levaria a um maior espaço para acomodar as emendas parlamentares dos congressistas, resolvendo o imbróglio entre Executivo e Legislativo.

Integrantes do Palácio do Planalto e do Ministério da Economia, contudo, acreditam que a PEC “dificilmente deve vingar”, segundo apuração da equipe XP Política. Além disso, a sugestão da PEC seria vista com desconfiança no Planalto e no Congresso, pois “não dispensaria a necessidade de veto ao Orçamento por não resolver, em tese, o problema de subestimação de despesas obrigatórias”.

Sem peça orçamentária aprovada para 2021, o governo deve enviar na quinta-feira o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO de 2022) com déficit primário estimado em R$ 170 bilhões, segundo informações do jornal Valor Econômico.

PUBLICIDADE

Leia também:
CPI da Covid trava reformas e embaralha discussão sobre Orçamento de 2021

Ainda no âmbito político, em um telefonema com Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgado no domingo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cobra que o escopo da CPI da Covid seja ampliado para incluir governadores e prefeitos. Em um áudio vazado por Kajuru, Bolsonaro afirma que a CPI seria “completamente direcionada” a ele, e poderia terminar com um “relatório sacana”.

Ontem durante entrevista à Radio Bandeirantes, Kajuru revelou um novo trecho da gravação, no qual o presidente fala em “sair na porrada” com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Se você não participa (da CPI), daí a canalhada lá do Randolfe Rodrigues vai participar. E vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desses”, disse Bolsonaro a Kajuru. Bolsonaro vem pressionando para que a comissão se debruce sobre ações de governadores e prefeitos.

Diante do recrudescimento da pandemia do novo coronavírus no Brasil e das pressões por novas medidas de resposta à crise sanitária, o auxílio emergencial pode ir além dos quatro meses previstos pelo governo federal para a nova fase em curso. Esta é a avaliação da maioria dos analistas políticos consultados na 25ª edição do Barômetro do Poder.

Por fim, na agenda de indicadores domésticos, as vendas do comércio varejista subiram 0,6% em fevereiro ante janeiro, interrompendo dois meses consecutivos de queda. O resultado foi em linha com o esperado pelos economistas consultados pela Refinitiv.

Ambiente internacional

Na cena externa, mercados repercutiram negativamente a decisão da Food and Drug Administration (FDA) de pausar a campanha de vacinação contra o coronavírus com o imunizante da Johnson & Johnson nos Estados Unidos, após relatos de casos de coagulação do sangue.

Atenção ainda para os dados de inflação no país, medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI), que registrou alta de 0,6% em março na comparação com fevereiro, chegando a 2,6% no acumulado de 12 meses. A expectativa, de acordo com projeção da Refinitiv, era de alta de 0,5% na base mensal e de 2,5% na anual.

PUBLICIDADE

Os números de inflação nos EUA são acompanhados de perto pelos investidores, uma vez que podem abrir caminho para mais força do dólar e prejudicar ativos de risco.

Já na China, as exportações cresceram com força em março enquanto o avanço das importações chegou ao nível mais forte em quatro anos, sinalizando uma melhora da demanda global em meio ao avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo.

As exportações em dólares saltaram 30,6% em março sobre o ano anterior, mas em um ritmo mais lento ante o recorde de 154,9% visto em fevereiro. Os analistas consultados pela Reuters projetavam um aumento de 35,5%.

Os dados mostraram ainda que as importações chinesas avançaram 38,1% no mês passado na comparação anual, ritmo mais rápido desde fevereiro de 2017, devido aos altos preços das commodities, superando a expectativa de 23,3%, e após crescimento de 17,3% em fevereiro.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.