Prêmios de títulos públicos do Tesouro Direto sobem nesta segunda-feira

Em sessão de menor liquidez por conta do feriado nos Estados Unidos, investidores acompanharam campanhas de vacinação e dados econômicos

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Os prêmios pagos pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentavam alta na tarde desta segunda-feira (18), em dia de menor liquidez por conta do feriado nos Estados Unidos.

O título indexado à inflação com vencimento em 2026 pagava uma taxa anual de 2,71%, ante 2,67% no último pregão. A taxa oferecida pelo mesmo papel com prazo em 2045, por sua vez, avançava de 3,51% para 3,57% ao ano.

Entre os com retorno prefixado, o papel com vencimento em 2023 pagava um prêmio anual de 5,12% nesta tarde, ante 5,15% no último pregão. A taxa oferecida pelo mesmo papel com juros semestrais e prazo em 2031, por sua vez, se mantinha em 7,37% ao ano.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta segunda-feira (18):

Fonte: Tesouro Direto

Vacinação no Brasil

No âmbito doméstico, os investidores seguiram atentos à disputa entre o governo de São Paulo e o governo federal por conta do início da vacinação no país.

Ontem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou para uso emergencial as vacinas contra o coronavírus desenvolvidas pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a CoronaVac, e da AztraZêneca com a Universidade de Oxford e a Fiocruz.

Continua depois da publicidade

Na quarta-feira (20) começa a vacinação em São Paulo após um fim de semana de provocações mútuas entre o governador de São Paulo, João Doria, e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por conta do evento em que Doria apresentou a primeira pessoa imunizada no Brasil, a enfermeira Mônica Calazans.

Na agenda de indicadores, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), cresceu 0,59% em novembro, ante outubro, levemente acima da expansão de 0,50% esperada pelos economistas consultados pela Bloomberg.

Atenção ainda para o relatório Focus, do Banco Central, que elevou, pela segunda semana consecutiva, as projeções para a inflação este ano, de 3,34% para 3,43%.

Com relação ao desempenho da economia brasileira, esta deverá crescer 3,45% em 2021 (ante projeção anterior de 3,41%), e 2,50%, em 2022, segundo os economistas consultados pelo BC.

Já a taxa Selic deve encerrar este ano em 3,25% ao ano, subindo para 4,75% a.a. até dezembro do próximo ano.

Cena externa

Em um dia de liquidez reduzida nos mercados por conta do feriado de Martin Luther King nos Estados Unidos, os mercados repercutiram dados melhores que o esperado na China.

Em 2020, o PIB da potência asiática cresceu 2,3%, ainda que no menor índice em 44 anos. O desempenho ficou acima da expectativa de economistas, de avanço de 2%. Apenas no quarto trimestre, a alta foi de 6,5% frente ao mesmo período do ano anterior, também acima do esperado.

Por outro lado, as vendas no varejo tiveram retração de 3,9% em 2020, ainda que com uma expansão de 4,6% no último trimestre.

Na Europa, a implementação de programas de vacinação continua a dominar o noticiário. Ontem, milhares de pessoas participaram de um protesto não autorizado na Holanda contra medidas de lockdown que vêm sendo implementadas no país. O grupo foi dispersado pela polícia.

O Reino Unido continua na dianteira em sua campanha de vacinação. Hoje, o programa foi ampliado de forma a oferecer a vacina a qualquer pessoa com mais de 70 anos, além daqueles que são considerados clinicamente extremamente vulneráveis.

Na Alemanha, o congresso da União Democrata Cristã, o conservador partido da chanceler Angela Merkel, escolheu no sábado (16) o seu novo presidente, Armin Laschet.

Assim, ele fica em posição de potencialmente substituir Merkel como chanceler nas eleições que devem ocorrer no fim deste ano. Atualmente, o político é o primeiro ministro da Renânia do Norte-Westfália, o estado alemão mais populoso, que tem como capital Düsseldorf.

Quer fazer da Bolsa sua nova fonte de renda em 2021? Série gratuita do InfoMoney mostra o passo a passo para se tornar um Full Trader – clique para assistir!