Recomendações de ações em mídias sociais: saiba o que vale a pena

Ascensão das redes sociais faz com que informações sobre aplicações se multipliquem, mas é preciso muita atenção ao lê-las

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – Seguir recomendações financeiras ou de alguma ação específica de fontes presentes em redes sociais é, para muitas pessoas, algo potencialmente perigoso. No entanto, de acordo com o CFA Institute, é preciso em primeiro lugar diferenciar recomendações de investimentos e informações sobre os investimentos. O primeiro se refere à ajuda que o especialista oferece ao investidor, a fim de encontrar a aplicação que melhor se encaixa ao seu perfil e seus objetivos. Já no segundo caso, as informações estão distribuídas nas redes sociais – mada específico para cada investidor.

Isso não quer dizer que todas as informações que estão nas mídias sociais não são seguras. Assim como em qualquer área é preciso discernir fontes confiáveis de fontes suspeitas. Além disso, é importante diferenciar aquilo que é opinião do que é informação.

“Como em qualquer situação, é preciso ter cautela quanto às informações acessadas. Há duas categorias de informações: fatos e pareceres/opiniões. Sempre confirme os fatos com fontes primárias. Por exemplo, nunca use como fonte o valor do PIB tirado de um tweet qualquer. É importante sempre reunir todos os fatos antes de tomar uma decisão”, aponta o diretor de Educação Financeira do CFA Institute, Robert Stammers.

Continua depois da publicidade

Fontes anônimas
Outro fato muito recorrente é a emissão de opiniões por fontes anônimas. Em alguns casos, elas podem ser de profissionais da área que não podem falar em nome da empresa, mas que encontram nas mídias sociais uma oportunidade para dizer aquilo que pensam e para repassar informações relevantes, que ficariam trancadas a sete chaves se não fossem as redes.

“É necessário, porém, ser crítico e objetivo. Algumas pessoas são inescrupulosas          e há inúmeros “agentes de marketing” que são pagos para fazer propaganda de empresas nas mídias sociais. De maneira geral, essas são empresas de baixa capitalização e pode ser difícil avaliá-las como um investimento”, pontua  Stammers. 

O especialista aponta que há muitos comentários na linha ‘como conseguir um retorno de 8,9% em cinco dias’, o que pode ser sedutor se não for cuidadosamente examinado. “Se você ignorar comentários que se reduzem simplesmente a ‘invista nesta empresa’ ou ‘como ficar rico rapidamente’, se livrará de muitas opiniões potencialmente prejudiciais”, afirma. 

Continua depois da publicidade

Como utilizar as mídias sociais a seu favor
Para saber quais informações devem ser levadas a sério é importante analisar quais são as fontes. Depois de ter esses dados reunidos, a recomendação do CFA é levá-los a um especialista apto a lhe prestar todo auxílio possível.