Rede social tenta inovar com criptomoeda, mas preço colapsa 98% na estreia

Projeto ambicioso que propõe a compra e venda de tokens ligados a influenciadores do X decepcionou na estreia e frustrou usuários

Bloomberg

Publicidade

Um projeto ambicioso para uma nova rede social chamada Friend.tech viu o valor de sua criptomoeda despencar e ir a quase zero imediatamente após ser liberada para negociação na sexta-feira (3).

A dita rede social descentralizada conduziu um airdrop, ou distribuição gratuita, de seu token “Friend” ao lado de uma nova versão da plataforma. Inicialmente, o ativo digital era negociado US$ 169, mas o preço desabou 98%, para menos de US$ 2, de acordo com o rastreador de preços em mercados descentralizados DEX Screener.

A Friend.tech tem a proposta de permitir que usuários comprem e vendam tokens vinculados a seus influenciadores favoritos no X (antigo Twitter). Os ativos digitais também viabilizam um canal comunicação com outros usuários em bate-papos em grupo dedicados a determinado influenciador.

Continua depois da publicidade

Traders atribuíram a volatilidade extrema à falta de liquidez do ativo em bolsas descentralizadas. Além disso, alguns usuários da plataforma expressaram frustração com a dificuldade de obter a criptomoeda durante a distribuição gratuita. Ela foi construída na blockchain Base, da corretora americana Coinbase.

“Tem sido muito difícil reivindicar os tokens”, disse Zaheer Ebtikar, fundador do fundo cripto Split Capital, citando problemas técnicos do airdrop da Friend.tech. Ele acrescentou apenas 3% a 4% do total de criptos Friend haviam sido reivindicados pelos usuários até a tarde de sexta-feira.

© 2024 Bloomberg L.P.