Renda fixa

Na volta do feriado, prêmios de títulos do Tesouro Direto recuam nesta quinta-feira

Investidores ficaram atentos a debate sobre Orçamento, que precisa ser sancionado hoje, e monitoraram resultados corporativos nos EUA

(Shutterstock)

SÃO PAULO – Após ficar fechado para negociações por conta do feriado de Tiradentes, o Tesouro Direto retoma suas operações nesta quinta-feira (22) com queda nas taxas oferecidas pelos títulos públicos.

O papel com retorno prefixado e vencimento em 2026 pagava um prêmio anual de 8,43% nesta tarde, ante 8,58% ao ano na terça-feira (20). Da mesma forma, a taxa paga pelo Tesouro Prefixado 2024 cedia de 7,99% para 7,85% ao ano.

Entre os papéis indexados à inflação, o título com prazo em 2026 pagava uma taxa de 3,66%, contra 3,74% anteriormente. Já o juro real pago pelo Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2030 recuava de 4,09% para 4,03% ao ano.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta quinta-feira (22):

Fonte: Tesouro Direto

Orçamento e Cúpula do Clima

Entre os destaques do dia na cena doméstica, investidores monitoraram o impasse sobre o Orçamento de 2021, que tem seu prazo limite para a sanção nesta quinta-feira (22).

Na quarta, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou lei aprovada na segunda-feira pelo Congresso que permite a abertura de crédito extraordinário para bancar programas de socorro a empresas privadas, e que retira da meta fiscal gastos emergenciais com saúde.

Esses gastos ficam de fora do cálculo do teto de gastos, uma mudança contábil que contribui para reduzir as chances de que o governo seja acusado de crime de responsabilidade fiscal.

Isso abre espaço para que o Orçamento acomode gastos com emendas parlamentares, e para que o presidente o sancione.

Ainda no âmbito político, o presidente Bolsonaro participou hoje da Cúpula de Líderes sobre o Clima, comandada pelo presidente americano Joe Biden.

PUBLICIDADE

Bolsonaro afirmou que o Brasil “está na vanguarda no combate à mudança do clima” e fez promessas como zerar o desmatamento ilegal até 2030 e antecipar, de 2060 para 2050, a neutralidade de carbono.

No discurso, ele também prometeu o “fortalecimento de órgãos ambientais”, a partir da aplicação do dobro de recursos destinados a ações de fiscalização, mas disse que o desafio também passa por melhorar a vida dos mais de 23 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia – “região mais rica do país em recursos naturais, mas que apresenta os piores índices de desenvolvimento humano”.

Por fim, no noticiário de vacinação, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revisou o calendário de vacinação contra a Covid, por conta da falta de doses de vacinas, e adiou o fim de imunização do grupo prioritário de maio para setembro.

Ambiente internacional

Na cena externa, investidores repercutiram informações de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor um imposto sobre ganho de capital para os mais ricos.

Segundo a Bloomberg, o presidente americano vai propor praticamente dobrar a taxação sobre ganhos de capital para os mais ricos para 39,6%. Combinado com uma sobretaxa existente sobre a renda de investimentos, os impostos federais para os investidores podem chegar a 43,4%, segundo a agência de notícias.

Biden deve divulgar a proposta na próxima semana como parte dos aumentos de impostos para financiar os gastos sociais no seu “Plano de Famílias Americanas”, disse a Bloomberg.

Mercados também monitoraram dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos. O número de pedidos de auxílio-desemprego caiu 39 mil no país na semana encerrada em 17 de abril, a 547 mil. Trata-se do menor nível do indicador desde 14 de março de 2020. A leitura contrariou projeções de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam alta a 603 mil solicitações.

A atenção dos investidores se voltaram também para a divulgação de resultados referentes ao primeiro trimestre de grandes empresas nos Estados Unidos, como American Airlines, AT&T, Biogen e Union Pacific antes da abertura dos mercados. Depois do fechamento do pregão, devem reportar seus dados Intel, Mattel, Boston Beer e Seagate Technology.

PUBLICIDADE

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu deixar sua política monetária inalterada após reunião concluída nesta quinta-feira, como se previa, mas prometeu continuar comprando bônus em ritmo “significativamente” mais rápido do que no começo do ano. As principais taxas de juros do BCE, a de refinanciamento e a de depósitos, permaneceram em 0% e -0,50%, respectivamente.

Além disso, o BCE manteve o volume de seu Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) em 1,85 trilhão de euros.

Já na Ásia, as atenções recaíram sobre novas tensões com os Estados Unidos. Isso porque um comitê do Senado americano apoiou um projeto de lei que pressiona Pequim em questões de direitos humanos e competição econômica.

Destaque ainda para o aumento de contaminações pelo coronavírus na Índia, que registrou ontem 310 mil novas infecções pela doença, o seu pior número até o momento.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.