Conteúdo editorial apoiado por

Levy fala em “harmonizar” impostos sobre investimentos

A harmonização da tributação dos instrumentos e veículos de investimento será essencial para a expansão do mercado de capitais, disse o novo ministro da Fazenda

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Joaquim Levy assumiu oficialmente o Ministério da Fazenda nesta segunda-feira (5) e, durante seu discurso, falou em “harmonizar” os impostos sobre os investimentos. 

“A harmonização da tributação dos instrumentos e veículos de investimento, por exemplo, será essencial para a expansão do mercado de capitais e o financiamento em termos voluntários e competitivos da infraestrutura”, disse o ministro. 

Levy não entrou em detalhes sobre o que seria esta “harmonização” dos tributos, mas na semana passada o colunista Felipe Patury, da revista Época, informou que o governo estaria estudando taxar as LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), que atualmente são isentas de imposto de renda.

Continua depois da publicidade

O novo ministro afirmou ainda que possíveis ajustes em alguns tributos também serão considerados, “especialmente aqueles que tendam a aumentar a poupança doméstica e reduzir desbalanceamentos setoriais da carga tributária”. 

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip