Gestora Van Eck perde as esperanças com ETF visto como “tábua de salvação” para o Bitcoin

EUA ainda não têm ETF com exposição direta à moeda digital, algo percebido como essencial para atrair investidores institucionais

Bloomberg

Jan van Eck, CEO da VanEck, e, fala durante a conferência Bitcoin 2023 em Miami, nos EUA (Bloomberg)

Publicidade

Os investidores provavelmente não verão um fundo negociado em bolsa que investe diretamente em Bitcoin (BTC) tão cedo nos Estados Unidos, de acordo com o CEO da gestora VanEck, Jan Van Eck.

“Sem chance”, disse Van Eck na quinta-feira (18) em participação na conferência Bitcoin 2023, em Miami, nos EUA. “Mesmo que a SEC perca o briga judicial com a Grayscale, eles simplesmente enrolarão. Então, simplesmente não vejo isso no próximo ano e meio”, falou.

Van Eck estava se referindo ao processo em andamento da gestora de ativos Grayscale Investments contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (a SEC), na tentativa de forçar o regulador a converter seu fundo Bitcoin em um ETF.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Van Eck também mencionou pedidos recentes de empresas rivais de ETF para registros de ETFs baseados em futuros de Ethereum (ETH) — pelo menos três já foram refeitos ou cancelados apenas alguns dias após terem sido inicialmente enviados.

“A SEC vai enrolar com isso”, disse Van Eck. “Eles têm muitas ferramentas regulatórias.”

A indústria cripto há muito tempo deseja um ETF Bitcoin nos EUA, algo que os reguladores hesitam muito em aprovar. Ao longo dos anos, vários emissores tentaram um produto que invista diretamente no ativo digital. No passado, os reguladores citaram manipulação de mercado, entre outras coisas, como motivo para negar a aprovação.

Continua depois da publicidade

No entanto, os ETFs de futuros de Bitcoin são negociados no país desde 2021, e muitos dos problemas sobre os quais os analistas alertaram antes desse lançamento caíram no esquecimento.

A Van Eck administra vários ETFs e é conhecida por sua linha de fundos com exposição a criptoativos. Em 2021, lançou o VanEck Bitcoin Strategy ETF (XBTF), baseado em futuros de Bitcoin. Enquanto isso, a SEC no final de 2021 rejeitou uma proposta da VanEck para lançar um ETF que compraria BTC diretamente.

© 2023 Bloomberg L.P.