Gestão em tempos de crise

Gestor da Aberdeen diz que ninguém sabe se mercado atingiu piso

Asia-Pacific Equity, principal fundo da gestora, acumula baixa de cerca de 18% neste ano; durante um período de três anos, produto superou 66% dos pares

Crise recessão
(Shutterstock)

(Bloomberg) — Para estrategistas do Morgan Stanley, o pior já passou na onda vendedora provocada pelo coronavírus. Jeffrey Gundlach vê maiores perdas à frente, enquanto Howard Marks passou de pessimista para mais otimista em uma semana.

Para outro investidor veterano, tentar estabelecer se as ações atingiram um piso não é nada menos que inútil.

Na avaliação de Hugh Young, responsável por Ásia-Pacífico na gestora Aberdeen Standard Investments, que administra US$ 644,5 bilhões em ativos, “ninguém tem a resposta”.

Ações globais recuperaram parte das perdas depois da sangria provocada pelo vírus. Um índice de ações globais subiu mais de 20% em relação à baixa de março, entrando tecnicamente em território de ganhos, ou bull market, embora ainda acumule queda superior a 18% neste ano.

Para Young, é possível que os mercados tenham atingido um piso, mas é muito cedo para dizer com certeza.

“A impressão é que isso vai durar muito tempo”, disse. “E, de certa forma, isso deve se refletir nos preços. Mas vemos uma forte ação dos governos, seja em dividendos bancários ou mudanças de regras para empréstimos, execuções de hipoteca e todo tipo de coisa. Portanto, é muito difícil ser preciso.”

O Asia-Pacific Equity, principal fundo da Aberdeen, acumula baixa de cerca de 18% neste ano, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Durante um período de três anos, superou 66% dos pares.

Young disse que seu cinismo em relação às conclusões do mercado tem origem em seus mais de 30 anos de experiência em investimentos. Mesmo se alguém acertar o prazo do mercado uma vez, é improvável que repita o feito, disse. E o “piso”, disse, só é fácil de identificar após o fato.

Ninguém sabe

Outro gestor veterano ecoou a visão de Young sobre tentar definir a mínima.

“Ninguém pode saber se estamos no piso em termos de índice”, disse Mark Mobius, que fundou a Mobius Capital Partners no ano passado, após três décadas na Franklin Templeton Investments. “Sabemos que, historicamente, para todos os mercados, a queda média do ‘bear market’ foi de cerca de 50%, com um intervalo de 23% a 70%. Portanto, se a história servir de guia, ainda podemos esperar mais pela frente.”

Como se tornar um trader consistente? Aprenda em um curso gratuito os set-ups do Giba, analista técnico da XP, para operar na Bolsa de Valores!