Os fundos de ações que podem ganhar muito dinheiro com a alta da Bolsa

Listamos os fundos de ações com maior beta e que podem subir - e muito - com o otimismo no "risco Brasil"

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A vantagem de Jair Bolsonaro (PSL) na corrida eleitoral, que terminou o primeiro turno com 46% dos votos válidos, contra 29% de Fernando Haddad (PT), contribuiu para um aumento do otimismo do mercado, levando à queda do dólar e disparada do Ibovespa – que chegou a subir mais de 6% durante o pregão de segunda-feira (8) e fechou aquele dia com alta de 4,8%.

Em meio a forte alta da bolsa, alguns gestores de ações conseguiram enxergar e surfar a oportunidade, obtendo retornos de até 8,32% em um único dia.

Isso acontece porque são fundos com maior “beta” em relação ao Ibovespa, ou seja,  comprados em ações que tendem a capturar ainda mais os ganhos que a Bolsa está tendo com o avanço de Bolsonaro. É o caso de empresas estatais, siderúrgicas e de algumas do “varejo.com”, como Magazine Luiza (MGLU3), por exemplo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O beta é uma medida do risco que o investidor está exposto ao aplicar em determinado ativo em comparação com o mercado. Em outras palavras, ações com beta alto (superior a 1) devem ter um retorno maior, já que considera que o investidor está aceitando correr mais risco e, portanto, espera maiores recompensas.

Um exemplo prático: se o fundo tem um beta de 1,5, isso significa que, na média, ele vai subir 15% sempre que a bolsa subir 10%, como também, se desvalorizar 15% quando a bolsa cair 10%. 

Confira abaixo os 5 fundos de ações que estão melhor posicionados para ganhar dinheiro se a Bolsa subir:

Continua depois da publicidade

Fundo Beta*
Alaska Black 1,26
Mauá Capital Ações 1,13
Moat Capital FIA 1,05
Kapitalo Tarkus 1,04
ARX Income FIA 1,03
*Beta calculado nos últimos 12 meses

Além dos listados acima, alguns fundos de índices ativos que devem se beneficiar com a alta do Ibovespa são o AZ Quest Ações, XP Ações e GAP Ações. Estes fundos tendem a seguir o Ibovespa, mas possuem alguma geração de alfa – ou seja, possuem posições que podem trazer um retorno mais elevado. Para investir nos fundos acima, clique aqui e abra uma conta na XP

No dia pós eleição, por exemplo, três fundos tiveram excelentes ganhos, superando os 6%. Foram eles: Moat Capital FIC FIA, Alaska Black FIC FIA BRD Nível I e XP Dividendos FIA.

O InfoMoney conversou com os gestores dos fundos da Alaska e da Moat Capital para entender quais foram as estratégias utilizadas, os principais ativos e como eles pretendem se posicionar para o segundo turno, que acontece no dia 28.

O que eles têm em comum? Em suma, eles estão mais expostos ao “risco Brasil”. Com papéis de empresas como Petrobras (PETR4), Banco do Brasil (BBAS3), Cemig (CMIG4) e Vale (VALE3), por exemplo, o objetivo dos gestores foi encontrar assimetrias e ativos que “tivessem downside limitado e maior upside”. As posições dos fundos podem ser encontradas aqui.