Governo deve propor que FIIs e Fiagros paguem 5% de IR a partir de 2026, diz jornal

De acordo com o jornal, os produtos de FIIs e Fiagros que seriam alvo da taxação são aqueles admitidos à negociação em bolsa ou no mercado de balcão organizado

Camille Bocanegra

Publicidade

A isenção de Imposto de Renda (IR) para Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) e Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros) pode estar com os dias contados. De acordo o jornal Valor Econômico, o governo deve propor uma medida provisória (MP) prevendo a cobrança de IR com alíquota de 5%.

De acordo com o jornal, os produtos de FIIs e Fiagros que seriam alvo da taxação são aqueles admitidos à negociação em bolsa ou no mercado de balcão organizado. Não há previsão de taxação sobre os ganhos líquidos obtidos na negociação.

Também segundo o Valor, a nova alíquota só será aplicada nas emissões realizadas a partir de 2026. Os títulos já emitidos continuarão isentos.

AULA GRATUITA

Curso de Investimentos

Aprenda estratégias para ganhar seu primeiro milhão

Se assim for feito, a dinâmica será a mesma proposta para Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito Agrícola (LCA), com vigência a partir de 2026, em respeito ao princípio da anualidade. A incidência será sobre a pessoa física, como rendimentos.