Publicidade
O índice dos fundos imobiliários mais negociados na Bolsa (Ifix) fechou outubro com queda de 3,06%, aos 3.204 pontos. O resultado mensal ficou abaixo do observado em setembro – perdas de 2,58% – e é o pior desde novembro de 2022, quando o indicador registrou baixa de 4,15%.
De acordo com analistas, o desempenho dos FIIs nos últimos dois meses foi influenciado por questões macroeconômicas, como a elevação da Selic, ameaça inflacionária, atual patamar dos juros futuros e preocupações com o cenário fiscal do País.
“Nesse cenário desfavorável para o mercado de FIIs, as cotas se tornam mais voláteis e os investidores podem apresentar perda do valor investido”, reforça Flávio Pires, analista da Santander Corretora. “Contudo, esse ciclo como outros que já vieram faz parte da dinâmica de mercado e pode ser considerado como uma oportunidade para seguir ‘surfando’ os rendimentos dos FIIs”, complementa.
Guia gratuito
Onde Investir no 2º semestre
Ele sugere investimento especialmente em fundos com portfólios mais resilientes e maior potencial de ganho de capital em ativos que estão descontado.
Em outubro, pior mês dos últimos dois anos, o segmento de renda urbana foi o que menos caiu, 1,61%. Na outra ponta da lista estão os fundos de logística, que caíram, em média, 5,81%. Confira a lista completa e a performance ao longo de 2024.

Leia também:
- FIIs entregam dividendos de até 1,59% em outubro; veja lista dos maiores pagadores
- FII da Guardian compra 15 lojas do Atacadão por R$ 725 milhões
Maria Fernanda Violatti, especialista em fundos imobiliários, reforça que a elevação da Selic – em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano – estimulou a saída dos investidores de ativos de maior risco para a renda fixa, mais segura e agora mais rentável. No entanto, ela sinaliza que o pior para os FIIs pode ter ficado para trás.
“Na minha visão, o mercado já precificou os possíveis aumentos da Selic, com provável redução da volatilidade em novembro”, explica. “Com quedas mais leves e pontuais, os FIIs com bons fundamentos e preços descontados ganham atratividade, ampliando o retorno do cotista”, diz.
O FII Pátria Prime Offices (HGPO11), que aprovou a venda de todo o portfólio do fundo, subiu 5% em outubro, a maior alta do mês entre as carteiras que compõem o Ifix. O Tellus Rio Bravo Renda Logística(TRBL11) caiu 23% e amagou a pior queda do período. Confira as maiores altas e baixas de outubro.
Continua depois da publicidade
Maiores altas de outubro de 2024
| Ticker | Segmento | Variação em outubro (%) | Variação em 12 meses(%) |
| HGPO11 | Escritório | 5,05 | 14,64 |
| BROF11 | Híbrido | 2,81 | -13,65 |
| RCRB11 | Escritório | 2,51 | -11,31 |
| HGRE11 | Escritório | 2,39 | -14,21 |
| BTRA11 | Agro | 2,19 | -29,43 |
Maiores baixas de outubro de 2024
| Ticker | Segmento | Variação em outubro (%) | Variação em 12 meses(%) |
| TRBL11 | Logística | -23,37 | -21,04 |
| URPR11 | Recebíveis | -14,51 | -12,24 |
| BLMG11 | Logística | -13,92 | -8,53 |
| AIEC11 | Escritório | -11,77 | -7,63 |
| PATL11 | Logística | -10,92 | -16,07 |
Leia também:
Continua depois da publicidade