Em maio, alertas da CVM sobre atuação irregular no mercado superam os emitidos no resto do ano

Já foram cinco as empresas avisadas nesse mês de que devem suspender atividades de intermediação irregular de valores mobiliários por não serem autorizadas

Equipe InfoMoney

Publicidade

Os alertas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a atuação irregular de corretoras e consultorias no mercado superaram, em maio, o total emitido no restante deste ano.

Já foram cinco as empresas avisadas nesse mês de que devem suspender atividades de intermediação irregular de valores mobiliários, por não serem autorizadas pela autarquia.

O caso mais recente foi o da corretora XTB International Limited, que se autointitula o principal grupo europeu de corretagem de Forex (mercado de câmbio) e CFD (derivativo).

Continua depois da publicidade

Segundo a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediário da CVM, foram identificados indícios de que a empresa busca captar clientes residentes no Brasil por meio de seu site e da da contratação de divulgadores de suas atividades para realizar operações com valores mobiliários.

Leia também:

CVM: o que é e quais as suas principais funções

Na semana passada, a autarquia havia feito o mesmo alerta com relação à corretora Ontega e àss empresas Green Pole Ltd, Rehoboth Ltd e Ontega Brasil – nenhuma possui autorização para intermediar valores mobiliários ou captar recursos de investidores no Brasil.

Desde janeiro, foram nove atos declaratórios do tipo emitidos pela CVM. Nos casos em que a determinação de suspensão não é adotada, a empresa e pessoas identificadas como participantes delas ficam sujeitos a uma multa diária de R$ 1 mil.

Durante 2022, houve 20 alertas do tipo. Em 2021, foram 25.

Tópicos relacionados