CVM suspende oferta irregular de fundo de investimento

De acordo com o comunicado, a Genesis Consultoria não se encontra registrada na CVM, na qualidade de administradora de carteiras e de consultora de valores mobiliários

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – A Comissão de Valores Imobiliários (CVM) determinou nesta quinta-feira, por meio de um comunicado, a suspensão de veiculação de oferta de fundos de investimento e de serviços de administração de carteiras e de consultoria de valores mobiliários pela Genesis Consultoria Ltda – ME e por Aigo Judson Pyles.

De acordo com o comunicado, “eles não se encontram registrados na CVM, na qualidade de administradores de carteiras e de consultores de valores mobiliários, nem integram o sistema de distribuição de valores mobiliários”. O objetivo da deliberação de suspender essa atuação é de alertar ao mercado quanto à oferta irregular.

Foi estabelecido também pela Comissão que a empresa não está autorizada a exercer quaisquer atividades no mercado de valores mobiliários e nem a ofertar publicamente, constituir, nem administrar fundo de investimento ou oferecer ao público serviços de administração de carteiras e consultoria de valores mobiliários, afinal, ela não preenche os requisitos previstos na regulamentação da CVM.

Continua depois da publicidade

“A oferta pública de fundos de investimento só pode ser realizada por entidades integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários. Da mesma forma, a administração profissional de carteiras e a consultoria de valores mobiliários requerem a prévia autorização da CVM”, alertou o comunicado.

Segundo a autarquia, o descumprimento dessa determinação acarreta em multa de cinco mil reais por dia, “sem prejuízo da responsabilidade pelas infrações já cometidas, com a imposição das penalidades cabíveis”.

Contatada pela Infomoney, a empresa disse que o responsável ainda não havia sido informado e não se manifestou.