Conteúdo editorial apoiado por

Gestores bilionários adoram uma big tech, mas também investem em 8 ações brasileiras

Levantamento mostra as posições de 95 portfólios de gestores bilionários de Wall Street

Monique Lima

Publicidade

Gestores bilionários de Wall Street como Bill Ackman, Warren Buffet, Terry Smith e Chase Coleman têm bilhões em suas carteiras para investir em estratégias de valor muito cobiçadas pelo mercado. Mas, em quais empresas eles realmente investem? Segundo levantamento da plataforma Valuesider, que compilou o portfólio de 95 fundos hedge endinheirados, 15 ações se destacam na mira desses gigantes.  

As estratégias são variadas, mas uma é predominante: big techs. Mais de um terço (36) dos grandes gestores de Wall Street investe em Microsoft (MSFT) e nas ações classe A da Alphabet (GOOGL). Inclusive, nos últimos dois trimestres, esses foram os papéis mais adquiridos pelos “gurus”. Meta (META) e Amazon (AMZN) aparecem na sequência, com 27 posições cada.  

Mas nem só de tecnologia são feitos os portfólios. As empresas financeiras também têm bastante adesão. A Visa (V) é a preferida dos gestores bilionários, presente em 22 carteiras. Já a Mastercard (MA) aparece em 20 delas. Também marca presença a empresa de um “colega” de Wall Street: a Berkshire Hathaway (BRK.B), de Warren Buffet.  

Das empresas de inteligência artificial, a tese do momento, somente uma teve uma adesão maior pelos gurus do mercado norte-americano: a Taiwan Semiconductor (TSM), com posição em 16 carteiras. A Oracle (ORCL), que surpreendeu na última divulgação de balanço, também é uma das escolhidas por 14 gestores.

A Nvidia (NVDA) só aparece em três carteiras. Recentemente, o fundo Bill & Melinda Gates vendeu toda sua posição, de 9.165 ações.  

Veja as ações mais investidas pelos gestores bilionários de Wall Street:  

Continua depois da publicidade

Empresa (ticker)Quantidade de fundos de investem
Microsoft (MSFT)36
Alphabet – Classe A (GOOGL)36
Alphabet – Classe C (GOOG)29
Meta Platforms (META)27
Amazon.com (AMZN)27
Visa (V)22
Berkshire Hathaway (BRK.B)21
Mastercard (MA)20
Unitedhealth Group (UNH)17
Apple (AAPL)16
Wells Fargo & Co (WFC)16
Taiwan Semiconductor (TSM)16
Walt Disney (DIS)15
Oracle (ORCL)14
Bank of America (BAC)14
Fonte: valuesider.com

Fora da curva 

A estratégia de tecnologia é forte entre os gestores endinheirados, mas não é universal. Howard Marks, o famoso fundador da Oaktree Capital Management, está engajado na estratégia de energia. Pouco mais de 50% do portfólio está concentrado em empresas de petróleo, gás e transporte marítimo, como a dinamarquesa TORM (TRMD) e a americana Chesapeake Energy (CHK).   

Já o polêmico Bill Ackman, da Pershing Square Capital Management, está aplicado na estratégia de serviços, com mais de 50% da carteira em restaurantes e hotelaria, como o Chipotle Mexican Grill (CMG), Restaurant Brands (QSR) e o Hilton Worldwide Holdings (HLT).  

A tese de empresas brasileiras também tem seu espaço. Howard Marks, que participou da última edição do evento “Onde Investir 2024”, tem a maior concentração de investimentos em Brasil, com posição em Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Azul (AZUL4).  

Continua depois da publicidade

Além disso, o portfólio de Sarah Ketterer, da Causeway Capital Management, investe em Bradesco, Petrobras e Gerdau (GGBR4).  Já entre as brasileiras listadas lá fora, destacam-se Nubank (NU), presente na carteira da Berkshire Hathaway, de Warren Buffet, e a Stone (STNE), aposta de Chase Coleman, da Tiger Global Management.

Confira as empresas brasileiras investidas pelos gestores internacionais:

Empresa (ticker)Quantidade de fundos que investem
Nubank (NU)3
Bradesco (BBDC4)2
Petrobras (PETR4)2
Vale (VALE3)1
Azul (AZUL4)1
Gerdau (GGBR4)1
Itaú (ITUB4)1
Stone (STNE)1
Fonte: valuesider.com