Oferecido por

Com suporte da XP Empresas, escritórios de investimentos dão atendimento personalizado às empresas

Visão 360 do cliente, estrutura PJ dedicada e produtos competitivos estão entre os atrativos para a assessoria de Pessoa Jurídica

MoneyLab

Para Danilo Lorenzo, gerente de Relacionamento B2B da XP Empresas, é este modelo que diferencia o atendimento oferecido aos clientes

Publicidade

A migração de clientes dos grandes bancos para os escritórios credenciados à XP tem se mostrado uma tendência. Agora, esses escritórios possuem também estrutura e equipes dedicadas exclusivamente para atender às pessoas jurídicas. O diferencial do modelo segue sendo o atendimento personalizado, estrutura dedicada com especialistas PJ e a disponibilização de produtos financeiros competitivos com o mercado.

Com esse formato, o assessor consegue oferecer para as empresas uma gama de soluções e produtos que auxiliam desde a gestão do caixa até a emissão de dívida, sem deixar de lado os interesses do empresário que olha para uma sucessão familiar ou pensa em como preservar o patrimônio pessoal.

Na visão de Danilo Lorenzo, gerente de Relacionamento B2B da XP Empresas, é este modelo que diferencia o atendimento da XP Empresas do que hoje é praticado pelos grandes bancos.

Continua depois da publicidade

A maior proatividade ao oferecer soluções para as empresas é outro diferencial. “De maneira geral, os bancos atuam com dois gerentes abordando de maneiras destintas para a mesma pessoa, um para a PJ e outro para a PF. Aqui oferecemos um atendimento multidisciplinar centralizado no assessor que tem todo o suporte do time de especialistas da casa”, comenta Lorenzo.

Outro diferencial importante da XP Empresas, destaca o executivo, está no papel do assessor, em conjunto com os especialistas, atuarem orientando e avaliando a situação da empresa e oferecendo produtos e serviços que tragam eficiência e facilitem a vida do cliente nas duas dimensões – jurídica e pessoal.

“No mercado, as empresas de maior porte têm acesso a um relacionamento mais próximo, o que não ocorre com as pequenas e médias empresas. A XP ganhou tanta relevância no mercado gerindo patrimônio da pessoa física, dos empresários, e fazia todo sentido passar a atender também a origem do patrimônio dos clientes, que majoritariamente são as pessoas jurídicas. Foi um passo natural da história da XP.”

Publicidade

O atendimento 360 da XP Empresas, que normalmente começa com investimentos e gestão de caixa, inclui uma série de outros produtos e serviços como operações de câmbio, derivativos, seguros, crédito, mercado de capitais, entre outros.

“Em 2020, o foco da XP Empresas não era trabalhar o caixa operacional de curto prazo, mas apenas o caixa estrutural de médio/longo prazo, o que evoluiu muito rápido. Hoje, auxiliamos trazendo eficiência, também para o caixa operacional da empresa, através das compromissadas, produto que grande parte dos clientes não tinha acesso até então.”, explica Guilherme Santos, sócio e head PJ da Ável, escritório de investimentos.

A dupla da Ável, Guilherme Santos, sócio e head PJ, e Henrique Tasca Tedesco, sócio 

“Mesmo a área de crédito da XP Empresas atuava inicialmente somente nas empresas Corporate. Em pouco tempo isso mudou e hoje atende pequenas e médias com crédito mais rápido e barato. A ideia é que tudo que a empresa precise, ela encontra na plataforma da XP Empresas,” cita Santos.

Continua depois da publicidade

Henrique Tasca Tedesco, sócio da Ável, escritório parceiro da XP, que acaba de ser escolhido o melhor assessor do Brasil na premiação Brazil Advisor Awards 2023, explica a importância de um escritório parceiro da XP ter estrutura para atender tanto a PJ quanto a PF.

“Hoje, a capacidade de atender a estes dois universos faz a diferença. Damos uma assessoria próxima, acompanhamos a estratégia de negócios da empresa, projetos, efeitos de uma reforma tributária, ajudamos na busca por eficiência, tudo para auxiliar o empresário em seu trabalho. Acaba sendo natural que ele demande a assessoria também em seu patrimônio pessoal, como PF.”

Tedesco lembra que algumas ações simples, fruto da proximidade, já são muito importantes. “Uma das maiores empresas que atendo captei oferecendo soluções que poupavam o tempo do CFO dedicado a demandas de pagamentos, boletos etc. Deixamos tudo pré-definido, todo fluxo de entrada e saída programado economizando o tempo dele”, lembra o assessor, acrescentando que a liberdade para propor soluções às empresas é determinante.

Publicidade

Escritório parceiro da XP, a Ável tem hoje R$ 1,4 bilhão sob custódia só na Pessoa Jurídica, número que dobrou em 12 meses e, conforme destaca Danilo Lorenzo, é fruto do modelo de negócios que tem dado resultado.

“Na Ável, grande parte das empresas atendidas são pequenas e médias, cenário que se repete nos demais escritórios parceiros da XP que atendem empresas”, explica o executivo, acrescentando que a proposta é entregar um diferencial no atendimento, construindo as soluções com o assessor e o time de especialistas PJ trabalhando em conjunto.

“Não oferecemos uma prateleira para que o cliente apenas contrate o que for de seu interesse. Analisamos a empresa, identificamos necessidades e apresentamos as possibilidades disponíveis para que o cliente tome a melhor decisão.”

A Ável Investimentos tem hoje perto de 1.600 CNPJs em sua base. “Não temos um perfil único, ao contrário, graças ao atendimento digital temos empresas de vários tamanhos e de todas as partes do Brasil. Embora a Ável tenha sua base em Porto Alegre, com mais de 460 pessoas trabalhando, apenas 5% dos clientes são do Rio Grande do Sul”, comenta Guilherme Santos.

Não temos nada clusterizado, que é um ponto positivo da XP e do escritório. Atendemos a todos com um atendimento próximo e ágil.”

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.