Conheça a estratégia de commodities do Goldman Sachs

Excelente oportunidade de diversificação global por ser descorrelacionada com renda fixa e renda variável

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO — É possível obter exposição neutra em seus investimentos através de um COE (Certificado de Operações Estruturadas) de commodities.

A grande vantagem dessa estratégia é a descorrelação com o mercado de ações, renda fixa ou imobiliário, por exemplo. A ideia é sempre buscar retornos consistentes, independentemente da tendência do mercado.

Assim, você adiciona uma opção mais conservadora à sua carteira. “É uma excelente estratégia de diversificação de portfólio, especialmente em momentos de incertezas”, diz Maitê Kattar, head da área de COEs da XP Investimentos.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com mais de US$ 2 bilhões em ativos globalmente, esta estratégia apresenta um histórico de retornos consistentes desde março de 2009, quando foi lançada. Apenas apresentou retorno negativo no ano de 2012 (-0,1%), e o retorno anualizado nos últimos cinco anos é de 2,9% a.a., em dólares.

“A estratégia desse COE consiste em manter uma posição comprada em um índice de commodities do Goldman Sachs e vendida no índice de commodities do benchmark, que no caso é da Bloomberg. Os dois têm as mesmas 23 commodities e os mesmos pesos, mas a diferença entre eles é como são feitas as rolagens dos contratos futuros”, explica Maitê.

“O Goldman Sachs entende que as commodities se comportam de formas diferentes e, por isso, é justo fazer uma rolagem diferente para cada tipo de commodity, e não a mesma rolagem para todas elas [como faz a Bloomberg]”, acrescenta Victor Vallim, também da área de COE da XP. “Você consegue gerar retornos positivos através dessa diferença de rolagem entre a carteira do Goldman e a da Bloomberg.”

Continua depois da publicidade

O que é rolagem? É um processo de renovação dos contratos futuros. Os índices de commodities sempre irão rolar os contratos futuros antes que seja entregue a commodity física.

Como acessar esta estratégia? Na plataforma da XP, você pode obter exposição a esta estratégia através do produto COE Índice de Commodities Long Short: Taxa Fixa + Alta Alavancada – 5 anos. Para mais informações sobre essa solução, clique aqui.

Para assistir ao COE News desta semana, apresentado por Victor Vallim e Maitê Kattar, ambos da área de COE da XP, acesse o player acima.

Invista em COE com ajuda da melhor assessoria: abra uma conta gratuita na XP!