Operações estruturadas

Conheça a estratégia de commodities do Goldman Sachs

Excelente oportunidade de diversificação global por ser descorrelacionada com renda fixa e renda variável

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO — É possível obter exposição neutra em seus investimentos através de um COE (Certificado de Operações Estruturadas) de commodities.

A grande vantagem dessa estratégia é a descorrelação com o mercado de ações, renda fixa ou imobiliário, por exemplo. A ideia é sempre buscar retornos consistentes, independentemente da tendência do mercado.

PUBLICIDADE

Assim, você adiciona uma opção mais conservadora à sua carteira. “É uma excelente estratégia de diversificação de portfólio, especialmente em momentos de incertezas”, diz Maitê Kattar, head da área de COEs da XP Investimentos.

Com mais de US$ 2 bilhões em ativos globalmente, esta estratégia apresenta um histórico de retornos consistentes desde março de 2009, quando foi lançada. Apenas apresentou retorno negativo no ano de 2012 (-0,1%), e o retorno anualizado nos últimos cinco anos é de 2,9% a.a., em dólares.

“A estratégia desse COE consiste em manter uma posição comprada em um índice de commodities do Goldman Sachs e vendida no índice de commodities do benchmark, que no caso é da Bloomberg. Os dois têm as mesmas 23 commodities e os mesmos pesos, mas a diferença entre eles é como são feitas as rolagens dos contratos futuros”, explica Maitê.

“O Goldman Sachs entende que as commodities se comportam de formas diferentes e, por isso, é justo fazer uma rolagem diferente para cada tipo de commodity, e não a mesma rolagem para todas elas [como faz a Bloomberg]”, acrescenta Victor Vallim, também da área de COE da XP. “Você consegue gerar retornos positivos através dessa diferença de rolagem entre a carteira do Goldman e a da Bloomberg.”

O que é rolagem? É um processo de renovação dos contratos futuros. Os índices de commodities sempre irão rolar os contratos futuros antes que seja entregue a commodity física.

Como acessar esta estratégia? Na plataforma da XP, você pode obter exposição a esta estratégia através do produto COE Índice de Commodities Long Short: Taxa Fixa + Alta Alavancada – 5 anos. Para mais informações sobre essa solução, clique aqui.

PUBLICIDADE

Para assistir ao COE News desta semana, apresentado por Victor Vallim e Maitê Kattar, ambos da área de COE da XP, acesse o player acima.

Invista em COE com ajuda da melhor assessoria: abra uma conta gratuita na XP!