Autoconfiança é um dos principais problemas do investidor, diz especialista

Colunista do site Motley Fool dá duas dicas de como superar a autoconfiança e obter uma melhor performance em seus investimentos

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos investidores possuem desempenho abaixo da média do mercado mas, mesmo assim, se consideram ótimos investidores. Esse é um claro sinal de autoconfiança exagerada. O colunista do site Motley Fool Morgan Housel explica como isso acontece e dá dicas de como superar esse problema.

Segundo ele, é comum as pessoas superestimarem o resultado de seus investimentos em comparação com o que realmente conseguiram lucrar no mercado, o que é um sério problema.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em muitos casos a pessoa lê livros e notícias, pesquisa as melhores ações, ouve diversos conselhos e, mesmo assim, acaba tendo uma performance fraca. Para justificar o esforço, ela acaba se convencendo que teve um bom desempenho quando não foi isso que aconteceu.

E o pior de tudo é que a confiança cresce na mesma proporção que a percepção de riscos cai, aumentando assim as chances de cometer erros mais graves que poderiam ser evitados.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Continua depois da publicidade

A primeira dica do colunista para evitar esse tipo de situação é medir exatamente o rendimento obtido com investimentos. É importante não apenas acreditar que só porque seu portfólio está em alta em um momento em que a bolsa está em alta você é um bom investidor.  Muitos investidores se surpreenderão ao comparar seu desempenho com o benchmark, alguns positivamente e outros não.

Outra dica é conversar sobre seus investimentos com alguém que esteja do outro lado do mercado. “É um grande benefício ter um ‘colega investidor’ para discutir opções”, lembra o colunista.