Renda fixa

Títulos públicos do Tesouro Direto operam sem direção definida nesta tarde

Investidores monitoraram PEC emergencial, reunião do conselho de administração da Petrobras e alta dos juros nos EUA

Hands holding Brazilian real notes - Money from Brazil - Notes of Real - Brazil BRL banknote
(Sidney de Almeida/Getty Images)

SÃO PAULO – Após apresentarem forte alta na abertura da semana, diante do aumento de aversão ao risco na cena doméstica por conta das mudanças na Petrobras, os títulos públicos passaram a operar sem direção definida na tarde desta terça-feira (23).

Os títulos prefixados apresentavam queda em suas taxas, enquanto os prêmios pagos pelos papéis atrelados à inflação subiam.

O Tesouro Prefixado com vencimento em 2024 pagava um prêmio anual de 6,88%, ante 6,99% na tarde de ontem. Da mesma forma, o juro pago pelo Tesouro Prefixado 2026 cedia de 7,60% para 7,48% ao ano.

Entre os títulos atrelados à inflação, o papel com vencimento em 2035 pagava uma taxa anual de 3,77% nesta tarde, contra 3,72% anteriormente, enquanto o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2030 era de 3,36%, ante 3,33% a.a. ontem.

Já os papéis indexados à Selic para 2024 e 2027 ofereciam remuneração acima da taxa básica de juros de 0,16% e 0,33%, respectivamente, as mesmas da sessão passada.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta terça-feira (23):

Fonte: Tesouro Direto

PEC emergencial e Petrobras

Entre os destaques do dia na cena doméstica, o parecer do senador Márcio Bittar (MDB-AC) sobre a proposta de emenda constitucional (PEC) emergencial foi adiado para hoje, diante de impasses nas negociações.

Desde o fim do ano passado, a proposta vem sendo desidratada para excluir as medidas de ajuste fiscal mais duras e, no fim de semana, ocorreu uma nova rodada de “enxugamento”.

A votação em primeiro turno no plenário do Senado está marcada para quinta-feira e o parecer seria apresentado formalmente ontem, após ser enviado para os partidos para uma análise final, mas questões polêmicas, como o fim do piso para gastos com saúde e educação, levaram a mais negociações e adiaram o protocolo.

PUBLICIDADE

O foco dos investidores também recaiu hoje sobre a reunião do conselho de administração da Petrobras, que deve analisar a indicação do general Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco no comando da empresa, após indicação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Leia também:
Venda ou manutenção de Petrobras? Gestores contam como reagiram ao anúncio de troca de comando e o que esperam para as estatais

Ontem, as ações da Petrobras caíram cerca de 20%, na pior queda desde 9 de março de 2020, em meio aos sinais de maior intervenção estatal na empresa.

No noticiário de vacinação contra a Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu hoje o status de registro definitivo para a vacina desenvolvida pela americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech.

Quadro internacional

No cenário externo, as atenções recaíram sobre a rápida alta dos treasuries (juros de títulos do Tesouro americano) com vencimento em dez anos, cujas taxas subiram a 1,376% na madrugada desta terça. Os títulos com vencimento em 30 anos, por sua vez, subiram a 2,198%.

A alta contínua nos juros de títulos do Tesouro americano alimenta o temor de que empresas com rápido crescimento tenham dificuldade de se financiar. Também há receio de migração de investidores do mercado de ações para esses papéis.

Ainda nos Estados Unidos, o pacote de estímulos democrata segue avançando nas comissões da Câmara. A Casa pode aprová-lo em plenário até o fim da semana. Apesar da falta de consenso entre os democratas para o avanço do aumento do salário mínimo, grande parte do valor de US$ 1,9 trilhão segue com menores resistências.

No radar dos analistas estiveram também as falas do presidente do Federal Reserve (o banco central americano), Jerome Powell, em audiência no Senado, de que a recuperação econômica dos EUA continua “desigual e longe de completa” e levará “algum tempo” antes que o Fed consiga mudar as medidas que implementou para ajudar o país a voltar ao pleno emprego.

PUBLICIDADE

Já no Reino Unido, o governo divulgou ontem propostas sobre como pretende encerrar as restrições de lockdowns, implementadas por conta do coronavírus. A reabertura deve ser gradual, mas o governo britânico planeja encerrar todas as restrições ainda em 2021.

O InfoMoney vai premiar, nos dias 23 e 24 de fevereiro, os gestores de fundos de ações, multimercados, renda fixa e de fundos imobiliários que conseguiram entregar aos investidores retornos com consistência nos últimos três anos.

Para participar do evento, conferir os vencedores, ser avisado sobre a agenda e receber posteriormente um compilado com as melhores recomendações de investimento debatidas nos painéis, deixe seu e-mail abaixo:

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quem são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.